Título: Wagner Montes, Crivella e Frossard empatados para a Prefeitura do Rio
Autor: Novo, Aguinaldo; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 10/12/2007, O País, p. 4

Em SP, embate é entre Geraldo Alckmin e Marta Suplicy, diz Datafolha.

RIO e SÃO PAULO. Os primeiros sinais da corrida eleitoral indicam que a disputa será acirrada nas sucessões municipais de Rio e São Paulo. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem pelo jornal "Folha de S. Paulo" revela empate técnico entre três pré-candidatos no Rio: o deputado estadual Wagner Montes (PDT), o senador Marcelo Crivella (PRB) e a ex-deputada federal Denise Frossard (PPS). O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de novembro e ouviu 639 moradores da capital. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ministra Marta Suplicy (PT) também estão tecnicamente empatados, respectivamente com 26% e 25% das intenções de voto. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) tem 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foram entrevistados 1.089 moradores da capital.

Caso seja escolhido candidato do PDT, Wagner Montes fará sua estréia no pleito majoritário. Ele atribui a performance à atuação como apresentador de TV e a seu mandato parlamentar.

- Se o partido escutar a voz das ruas, fará a escolha do meu nome lá na frente. Mas, por enquanto, não sou candidato a nada - disse Montes, com 15% e 18% nas simulações.

Segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, outros dois pré-candidatos do partido são o deputado estadual Paulo Ramos e o deputado federal Miro Teixeira. Mas ele admite que o nome de Montes tem se apresentado como o mais forte.

Alckmin cai, Kassab e Marta sobem em relação a agosto

O senador apareceu na pesquisa com percentuais de 15% a 17%. Denise Frossard varia entre 14% e 15%. Os candidatos de Cabral, Eduardo Paes, e do prefeito Cesar Maia (DEM), Solange Amaral, foram avaliados em dois cenários, juntos e separados. Paes, que enfrenta oposição no PMDB à sua candidatura, aparece em quinto lugar, com 9% - empatado com Jandira Feghali, também com 9% - e Solange Amaral em sétimo, com 6%. Sem Solange, Paes pontua 10%, e fica em quarto lugar. Já Solange, sem o peemedebista, fica em sexto lugar, com 5% dos votos. E Jandira, no cenário sem Paes, fica em quarto, com 12%.

O deputado federal Chico Alencar (PSOL) aparece em sexto lugar, com 7%; ou em quinto, com 8%. Também estão na disputa Alfredo Sirkis (PV), Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Carlos Lessa (PSB), Vladimir Palmeira (PT) e Júlio Lopes (PP).

Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin perdeu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em agosto. Já Marta oscilou um ponto para cima, enquanto Kassab ganhou três pontos, a mais de dez meses das eleições. Em nota, Marta enfatiza que continua preocupada com seu trabalho à frente do Ministério do Turismo, mas que "é sempre um reconforto receber uma tal manifestação de encorajamento dos eleitores".

Alckmin disse, através de assessores, que recebeu "com alegria" o resultado da pesquisa, embora ainda não tenha decidido se será candidato.

- Agradeço a manifestação de confiança vinda do povo de São Paulo, que é dirigida não apenas a mim, mas também ao meu partido.

Colaborou Bruno Versolato, especial para o Diário de S.Paulo