Título: A bola sempre esteve mais nos pés do governo, diz Serra sobre a CPMF
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 11/12/2007, O País, p. 4

CONFRONTOS NO CONGRESSO: O diálogo tem que ser com o Senado, afirma

Para o tucano, Lula não será bem-sucedido ao pedir ajuda aos governadores

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem que a aprovação da CPMF depende muito mais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que da oposição. Para ele, "a bola sempre esteve mais nos pés do governo", que, independentemente da oposição, disse, tem maioria entre os senadores.

- Sem dúvida a bola sempre esteve mais nos pés do governo. O governo, por si só, com a sua base aliada, teria maioria no Senado para fazer essa aprovação. É indiscutível, sozinho, sem contar os outros, a oposição. Portanto, é um assunto que tem muito a ver com o próprio governo - disse Serra, depois de inaugurar a Unidade de Internação de Cardiopediatria e Congênitos do Instituto do Coração (incor).

O governador paulista disse não acreditar que o presidente Lula consiga ser bem-sucedido nas conversas que estaria tendo com os governadores a respeito da votação da CPMF. Serra, que tem se manifestado a favor da continuidade da cobrança do tributo, contrariando líderes de seu partido, não crê que Lula o procure para ajudar na aprovação da prorrogação do tributo.

- Não creio, mas, evidentemente, converso com quem me procurar. Mas não creio. Acho que passa por um diálogo com o Senado, isso é que é mais importante - disse. - A solução para esse assunto não está nos estados, ela está no Senado da República.