Título: Empresas reduzem número de vôos para Brasília
Autor: Doca, Geralda; Ribeiro, Érica
Fonte: O Globo, 11/12/2007, O País, p. 14

Malha das companhias aéreas sofre mudanças para atender à demanda de viagens para cidades do Nordeste.

BRASÍLIA e RIO.A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) admitiu ontem que houve redução no número de vôos para Brasília, a partir do Rio e de São Paulo. De acordo com a assessoria, as companhias aéreas diminuíram as freqüências para a capital federal para atender os destinos do Nordeste, com o início da temporada de férias - mesmo antes de a nova malha aérea (para o verão) entrar em vigor, o que acontecerá somente no dia 20. Segundo a assessoria da Anac, isso acontece sempre nos finais de ano, quando o Congresso entra em recesso - o que ainda não aconteceu.

Apesar de as companhias serem obrigadas a informar à Anac sobre mudanças nos chamados hotrans (horários de transporte) e dependerem da aprovação do órgão regulador para cortar ou aumentar vôos, a informação é de que os técnicos da área responsável, a Superintendência de Serviços Aéreos, precisariam de tempo para analisar as planilhas com os hotrans anteriores e identificar o número exato de vôos cancelados nesse período.

A TAM informou que, a partir do dia 21, a rota Congonhas-Brasília passará de 12 para 11 freqüências (trecho de ida e volta), em função das mudanças na malha aérea para o aeroporto paulista. A redução de uma freqüência em Congonhas, no entanto, será compensada com mais uma saindo do aeroporto de Guarulhos, que passa de quatro para cinco. No aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, as oito freqüências para Brasília serão mantidas, segundo a TAM.

Ainda de acordo com a TAM, nesta época do ano as rotas onde em geral predominam viagens de negócios acabam tendo uma redução de vôos. Algumas freqüências acabam sendo transferidas para rotas em cidades onde o movimento de passageiros aumenta devido ao período de férias, como é o caso da região Nordeste.

Férias aquecem mercado e busca por bilhetes

Procurada, a Gol informou, também por sua assessoria de imprensa, que a companhia fez uma adequação da malha de acordo com determinações da Anac. A assessoria da Varig não respondeu.

Números da Infraero mostram que a quantidade de vôos domésticos aumentou de 2006 para 2007. Entre janeiro e outubro do ano passado, a empresa responsável pelos aeroportos brasileiros registrou 1.483.592 freqüências em território nacional, enquanto no mesmo período deste ano foram 1.560.806. Também houve aumento no número de passageiros transportados: de 75 milhões para cerca de 80,6 milhões.

Roberto Bessi, dono da operadora Bessitur, atribui a atual dificuldade de se encontrar bilhetes,ao superaquecimento do mercado por causa das férias escolares.

- A procura sempre aumenta neste período, daí a dificuldade maior de se conseguir tarifas baratas ou mesmo bilhetes. Estou fazendo minhas vendas normalmente e desconheço qualquer informação sobre redução de vôos domésticos - diz Bessi, que trabalha com Gol, TAM e OceanAir.