Título: Aécio pressionou pela CPMF
Autor: Camarotti, Gerson; Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 13/12/2007, O País, p. 8

PORTO ALEGRE. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que passou a manhã telefonando para senadores, líderes no Senado e dirigentes do partido, pedindo a aprovação do projeto que prorroga a CMPF. Segundo ele, sua posição mudou a partir da noite de anteontem, quando recebeu um telefonema do presidente Lula, garantindo que os recursos da CPMF serão inteiramente aplicados na área da saúde:

- A CPMF volta às suas origens. Eu recebi ontem à noite (terça-feira) um telefonema do presidente Lula, confirmando que o governo estava disposto a investir todo o recurso arrecadado com a CPMF na área da saúde. Um avanço extraordinário. Nós estamos falando de alguma coisa em torno de R$40 bilhões novos na saúde, com relação ao que havia previsto anteriormente - disse Aécio horas antes do início da votação.

O governador mineiro esteve em Porto Alegre para dar palestra sobre gestão pública na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Federasul) e se reunir com a governadora Yeda Crusius, também do PSDB. Em entrevistas a emissoras de rádio, pela manhã, o governador mineiro disse que estava com intenção de ir a Brasília e acompanhar a votação da prorrogação da CPMF no Senado. No início da tarde, ele mudou de idéia, negando a necessidade de os governadores do PSDB irem à capital federal.