Título: Arruda discorda da posição do partido
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 13/12/2007, O País, p. 9

Governador do DF critica, porém, a forma de o governo negociar.

BRASÍLIA. Aliado do governo na luta pela CPMF, o governador José Roberto Arruda (DEM) reclamou da posição do partido - contra a prorrogação do tributo -, argumentando que o Distrito Federal será prejudicado com a redução de recursos para a saúde. Arruda, que participou do lançamento de medidas para a educação no Palácio do Planalto, criticou a postura do governo de procurar individualmente parlamentares do DEM em vez de negociar com o partido:

- Meu partido fechou questão e isso pode trazer prejuízo para o Distrito Federal, teremos menos recursos. Mas sou um homem de partido.

O governador foi procurado pelo presidente Lula para ajudar o governo na aprovação da CPMF. Ele elogiou a atitude do presidente, mas criticou o estilo de negociação do Planalto:

- Será preciso um diálogo mais elevado, em outras bases, sem cooptação de parlamentar, sem ninguém querer tirar parlamentar de outro partido.

Arruda lembrou que, quando era líder do governo Fernando Henrique Cardoso, defendeu a CPMF e ainda hoje é a favor do imposto do cheque. Para ele, a melhor estratégia neste momento seria deixar a votação da CPMF para janeiro.

- Não acho a CPMF o pior imposto do mundo. Isoladamente talvez não seja o mais injusto, pega a economia informal, atinge o bolso do sonegador, mas meu partido, neste momento, fechou questão contra - disse Arruda, colocando-se à disposição do governo para abrir o canal de negociação com o DEM.