Título: Ministro tinha esperança em acordo histórico
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 13/12/2007, O País, p. 11

"Não consigo imaginar a saúde sem a CPMF", diz secretário mineiro.

BRASÍLIA. Apesar das dificuldades do governo no Senado, o ministro se dizia otimista e aproveitou o bom tempo na capital federal para afirmar que o sol radiante de Brasília iria iluminar os senadores.

- Estou otimista, o dia está claro, o sol está bonito em Brasília e os senadores vão perceber com toda a clareza, toda a complexidade da saúde e irão votar com o coração e a consciência de que estão fazendo o melhor para o país - disse.

Temporão convocou os secretários de saúde a irem para o Congresso e fazerem apelos aos políticos de seus estados e convencer os senadores a votarem pela renovação do imposto. Naquele momento, o ministro afirmou que estava bastante confiante e otimista após as manifestações pró-CPMF de governadores da oposição e de líderes do setor da saúde.

O ministro da Saúde acreditava no que chamou de um "acordo histórico" com a oposição. Ele afirmou que o governador paulista José Serra (PSDB) defendeu a CPMF, contanto que toda a verba do imposto vá para a saúde. Ainda sobre a não prorrogação da CPMF, o ministro disse que quem sentiria falta seria "o cidadão na ponta, os governadores e os prefeitos".

- Será frustrante para o ministro e para a sociedade, que cobra do governo melhoria no atendimento da saúde.

Secretários convocados a ir ao Congresso

No final de uma reunião com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o ministro fez o apelo:

- Espero encontrá-los no mesmo lugar para onde estou indo e que me ajudem nessa luta.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, apoiou a aprovação da prorrogação da CPMF até 2011 e afirmou que não consegue imaginar o setor sem os R$24 bilhões originários do imposto.

- Neste momento, estamos entre a porta do céu e a porta do inferno. O momento é extremamente grave. Não consigo imaginar a saúde sem a CPMF - disse Marcus Pestana.

O secretário informou que o montante de recursos destinado para gastos do setor no estado é em torno de 10%, cerca de R$2,4 bilhões. Pestana reafirmou que o governador Aécio Neves (PSDB) defende a prorrogação da contribuição e disse que o PSDB tem compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS), porque foi um dos partidos que ajudou a criar o sistema.

- O SUS tem a digital do PSDB. O partido tem compromisso com o SUS.

Pestana, da direção nacional do partido, considera natural o conflito entre os tucanos:

- O PSDB não aposta no quanto pior, melhor. Essa contradição é legítima. Não é uma casca de banana que jogamos para o governo - disse o secretário.