Título: Kassab propõe Serra para presidente
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 13/12/2007, O País, p. 14

Na convenção do DEM, prefeito diz que tucano é a melhor opção em 2010.

BRASÍLIA. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parecia ontem um verdadeiro estranho no ninho na convenção do DEM. Remou contra a corrente, em meio a discursos e defesas veementes, feitas pelos principais líderes, de candidaturas próprias do partido nas eleições municipais e para a Presidência da República. Em entrevista, o prefeito defendeu a candidatura a presidente do tucano José Serra, ex-prefeito de São Paulo e hoje governador do estado.

Em vários momentos da convenção do DEM, Kassab, foi apresentado como o candidato do partido à prefeitura de São Paulo em 2008. O presidente do DEM, Rodrigo Maia, chegou a anunciar a reeleição de Kassab, assim que o prefeito entrou no auditório onde se realizava o evento. Kassab, no entanto, não tocou no assunto no discurso lido durante a convenção.

Prefeito preferiu não contrariar aliados tucanos

Nas entrevistas, preferiu ser diplomata e não contrariar os tucanos. Kassab assumiu a prefeitura quando Serra foi eleito governador e reafirmou prezar muito a aliança com o PSDB. Os tucanos tentam eleger para a vaga de Kassab o ex-governador e ex-candidato do partido à Presidência da República Geraldo Alckmin.

O atual prefeito explicou que não falaria sobre sua candidatura à reeleição porque o tema não está em pauta.

- Os paulistanos não me cobram se sou ou não candidato. Querem que eu continue administrando a cidade. Em São Paulo, temos uma aliança com o PSDB que vai muito bem. No momento adequado haverá a decisão. Agora, seria um desrespeito ao eleitor - disse o prefeito.

Kassab, no entanto, defendeu o apoio do DEM à candidatura de José Serra. Indagado sobre as pretensões do DEM de ter candidato próprio em 2010, o prefeito afirmou:

- Tenho uma visão peculiar sobre isso. O Serra foi um grande administrador ao lado de Franco Montoro (ex-governador de São Paulo), o melhor ministro da Saúde, ministro do Planejamento. Sou um homem de partido, mas chegou a hora de termos Serra na Presidência do país. Não vejo alguém tão bem preparado para assumir a Presidência quanto ele.

Kassab não aproveitou nem mesmo a convenção para fazer coro e juntar-se aos discursos enraivecidos de seus colegas de partido contra a prorrogação da CPMF:

- Essa é uma decisão parlamentar. Não poderia me envolver sem saber os detalhes da reforma tributária.

Para Cesar, Alckmin só disputará com amplas chances

Para o prefeito do Rio, César Maia, as chances de Kassab são grandes, principalmente porque Alckmin só disputará se realmente tiver condições.

- Ele já foi governador, foi candidato a presidente. Sua candidatura será de vida ou morte. Se perder, acabou sua carreira política - disse Cesar.