Título: Lula diz à CNBB que obras no São Francisco continuam
Autor:
Fonte: O Globo, 13/12/2007, O País, p. 17

BRASÍLIA. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez ontem um apelo ao presidente Lula para que o governo retome o diálogo com o frei Luiz Cappio, bispo de Barra (BA), que entra hoje no 17º dia de greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. Após o encontro, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, prometeu não poupar esforços para evitar o sacrifício do frei. Mas Lula avisou que está decidido a levar o projeto adiante.

- Queremos dom Cappio vivo. Ele é uma pessoa importantíssima para a diocese de Barra e para a Igreja no Brasil. Faremos tudo para salvar sua vida - disse dom Geraldo.

Dom Geraldo disse a Lula que a Igreja está disposta a negociar uma solução intermediária que convença o frei a interromper a greve. Segundo ele, Lula quer um desfecho amigável para o caso:

- O governo não se mostrou fechado nem intransigente e está disposto a examinar as propostas alternativas, embora essa disposição não implique abandonar inteiramente o projeto.

O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, cobrou mais clareza do governo sobre os motivos e conseqüências das obras de transposição:

- Poucos sabem o que está em jogo. Não há informação suficiente de parte da população. O projeto tem implicações sociais, culturais e na dimensão simbólica do São Francisco. Isso exige esclarecimento maior.

Também participaram da reunião, no Palácio do Planalto, os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, além do chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. Em entrevista à Rádio Nacional em Sobradinho (BA), dom Cappio disse que a liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que segunda-feira suspendeu as obras, não o fará interromper o protesto.