Título: Governadores sem votos nas bancadas
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 14/12/2007, O País, p. 10

BRASÍLIA. Avaliação feita ontem no Palácio do Planalto detectou que um dos maiores erros na condução para tentar aprovar a prorrogação da CPMF foi o de investir no poder de convencimento dos governadores. A percepção inicial era de que teriam grande influência nas bancadas. Mas o resultado mostrou o contrário. Eles saíram fragilizados politicamente do episódio.

- Foi um equívoco achar que governador manda em senador- disse Delcídio Amaral (PT-MS).

As bancadas praticamente ignoraram os apelos. O exemplo mais claro foi a pressão dos tucanos liderados por José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). A bancada chegou a ficar rachada durante dois meses. Mas decidiu votar unida contra a CPMF.

- Os governadores do PSDB estavam preocupados com a destinação dos recursos para a saúde. Não havia discordância de conteúdo. Agora, o que a bancada do PSDB mostrou é que a leitura política dessa negociação era negativa. Por isso, os senadores resolveram votar unidos contra a CPMF - disse o presidente do PSDB, Sérgio Guerra.

- A influência de um governador é restrita. Principalmente, quando o partido toma uma decisão - observou o senador Jayme Campos (DEM-MT). (Gerson Camarotti)