Título: Lula se reuniu às escondidas com senador tucano
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 14/12/2007, O País, p. 10

Perillo se ofereceu para ajudar a convencer os colegas do PSDB.

BRASÍLIA. Sabe o que Lula foi de fato fazer na casa do governador José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal, quando se ofereceu para tomar go café da manhã com ele na terça-feira? Foi se encontrar às escondidas com o senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Pegava mal para Perillo se reunir com Lula no Palácio da Alvorada ou em outro espaço do governo.

Lula detesta Perillo. No auge do escândalo do mensalão, ele era governador de Goiás. E disse que advertira Lula sobre o esquema de compra de apoios de deputados. E que Lula nada fizera. Lula não o perdoa. Alveja-o com palavrões impublicáveis. De todo modo, viu na chance de se encontrar com ele uma maneira de tentar salvar a CPMF.

Foi Perillo quem propôs o encontro. Ele se ofereceu a Lula para ajudar a convencer senadores do PSDB a votarem com o governo. Naquele mesmo dia, à tarde, no seu apartamento, em Brasília, juntou os senadores Sérgio Guerra (PE), presidente do partido; Arthur Virgílio (AM), o líder; e Tasso Jereissati (CE) com o deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco.

Ali foi combinado o que o governo ofereceria mais tarde ao PSDB - 100% da CPMF para a saúde e uma carta de Lula avalizando a oferta. O acordo deu chabu. Na sessão do Senado que terminou de madrugada, Perillo fez um dos mais contundentes discursos contra a CPMF.