Título: Fiesp e empresários aprovam
Autor: Novo, Aguinaldo; Aggege
Fonte: O Globo, 14/12/2007, O País, p. 16

SÃO PAULO. O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, comemorou ontem o fim da CPMF por meio de uma nota oficial, na qual afirma que a sociedade brasileira conquistou "uma histórica vitória". Segundo Skaf - que não está podendo dar entrevista por ter sido operado na boca, segundo sua assessoria - "a decisão do Senado em cumprir a lei que determina o fim da CPMF, impedindo a sua recriação a partir de 2008, representa uma sólida garantia de que vivemos um pleno e estável estado de direito".

Ao lado de centenas de entidades que integraram o Movimento Nacional da Sociedade Contra a CPMF, a Fiesp liderou a mobilização de cerca de seis meses, envolvendo pesquisas, estudos, diálogo com técnicos, reuniões com parlamentares, debates públicos, entrevistas à imprensa e coleta de um milhão de assinaturas.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, a votação que acabou com a CPMF foi "um momento de afirmação do Congresso Nacional", que tomou uma posição de independência e deu "um sinal claro" de que a sociedade não admite mais a elevação da carga tributária.

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, o debate em torno da CPMF reforçou a necessidade de aprovação de uma reforma tributária.