Título: Petrobras e PDVSA criam empresa para operar refinaria
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 14/12/2007, Economia, p. 35

Estatal brasileira terá 60% do empreendimento, que processará 200 mil barris de petróleo por dia em Pernambuco.

Chico de Gois

CARACAS. Dois anos após o lançamento da pedra fundamental da Refinaria Abreu Lima, localizada em Pernambuco, a Petrobras e a estatal petrolífera venezuelana PDVSA anunciaram ontem como será a constituição da empresa. Foi ratificado que 60% das ações ficarão com a Petrobras e os outros 40%, com a PDVSA. O acordo foi mais um sinal de paz entre Brasil e Venezuela, cujas relações ficaram conturbadas nos últimos meses.

O conflito foi marcado por ameaças do presidente Hugo Chávez de desistir de entrar no Mercosul, devido à resistência do Congresso brasileiro em aprovar o protocolo de adesão dos venezuelanos ao bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O anúncio é resultado da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas, onde se encontrou com o líder venezuelano. Pelo entendimento, a empresa mista terá capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo por dia. Será firmado um contrato de fornecimento de cem mil barris de petróleo por dia do bloco Carabobo 1, na faixa petrolífera do Orinoco, situada na Venezuela.

A nova refinaria será operada com a participação de funcionários das duas petrolíferas. A refinaria tem um custo estimado de US$4 bilhões, e o início da operação está previsto para 2010.

Cerca de 200 empresários acompanharam Lula

"A PDVSA anuncia o início do desenvolvimento dos campos identificados no bloco Carabobo 1, mantendo aberta uma opção de participação da Petrobras nos projetos de produção de petróleo melhorado, enquanto a Petrobras conclui seus estudos técnicos e econômicos pertinentes. É importante ressaltar que, como produto do trabalho conjunto entre Petrobras e PDVSA, foi possível certificar 45,5 bilhões de barris de petróleo in situ no bloco de Carabobo 1", diz um comunicado divulgado no início da noite de ontem pela Petrobras.

Lula seguiu para o Palácio Miraflores assim que desembarcou em Caracas, acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Durante a cerimônia oficial de boas-vindas a Lula, militares da Guarda Presidencial venezuelana cantaram o Hino Nacional Brasileiro. A solenidade, porém, foi marcada por alguns incidentes.

Além da Abreu Lima, Venezuela e o Brasil vêm trabalhando em conjunto em outras áreas. Uma delegação de cerca de 200 empresários brasileiros, classificada por Lula como uma das maiores enviadas pelo Brasil, só perdendo para o grupo que foi à China, participou de um seminário para discutir oportunidades.

Lula conclamou os empresários a investirem na Venezuela e, num tom irônico, o presidente, dirigindo-se a Chávez, lembrou o lado intervencionista do colega.

- Depois de tudo que dizem de ti, o tomador de empresas, quem vai para a Venezuela para colocar um dinheirinho lá para investir? - perguntou Lula a um Chávez sorridente.

Jornalistas espanhóis surpreendem Chávez

Lula admitiu que existe desigualdade na balança comercial entre os dois países, com um superávit favorável ao Brasil de cerca de US$3 bilhões. Chávez minimizou o fato.

- O desequilíbrio é normal. E só vai ser reduzido quando a Venezuela se fortalecer.

O ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Miguel Jorge, disse que acordos bilaterais foram assinados. Os dois países discutirão um programa de trabalho de complementação industrial que contemple áreas como ciência e tecnologia, saúde e alimentos.

Durante a cerimônia, Chávez foi surpreendido por uma equipe do Canal de TV La Sexta, da Espanha. O "jornalista" Jordi Evole gritou:

- Presidente, o rei da Espanha lhe mandou um presente.

Hugo Chávez sorriu amarelo. Após a solenidade, o ministro das Comunicações da Venezuela, William Lara, procurou os espanhóis para lhes perguntar se eram jornalistas e se tinham credencial. Depois de apresentados os documentos, o ministro, em tom ríspido e ameaçador, foi direto:

- Estamos na Venezuela e exigimos respeito. Ou nos respeitam ou tiramos sua credencial. Aqui se respeitam as normas.

Jordi Evole representa um personagem que, em tradução livre, significa aquele que arruma problemas.

Outro incidente ocorreu quando Lula e os ministros de ambos os lados entraram no Palácio Miraflores para a reunião com Chávez. O embaixador brasileiro na Venezuela, João Carlos Souza Gomes, foi impedido de entrar pela porta principal. De nada adiantou os diplomatas brasileiros argumentarem que se tratava do embaixador brasileiro. Souza Gomes foi obrigado a dar a volta no Palácio e entrar pelos fundos.