Título: Ricardo Berzoini sai na frente na eleição petista
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 17/12/2007, O País, p. 5

Candidato à reeleição, deputado teve a companhia do presidente Lula, que quer aumentar sua influência no partido

BRASÍLIA. O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, saiu na frente na parcial das eleições internas do partido. Até o fim da noite de ontem, haviam sido apurados 106.252 votos, de cerca de 220 mil previstos. Berzoini tinha recebido 61,8% dos votos e o deputado Jilmar Tatto, 38,2%. A apuração estava encerrada em 1.154 municípios, de um total de 3.500.

O Palácio do Planalto explicitou o apoio à candidatura de Berzoini. Com isso, o governo fez um gesto concreto para influenciar mais o rumo do PT, visando à sucessão de 2010. A preferência do governo ficou clara com o gesto pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que votou ontem pela manhã, no diretório nacional do PT acompanhado por Berzoini.

A estratégia do Planalto é de retomar o controle do PT e evitar deixar o comando do partido nas mãos de burocratas. Segundo um ministro petista, Lula decidiu entrar na disputa para impedir que o PT fosse dominado pelo grupo do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

- Em 2010, o presidente Lula será um grande líder da sua sucessão. Evidentemente, o PT quer ocupar um espaço à altura do partido. Mas o presidente será um eleitor fundamental, porque o Brasil vai bem, e a sua liderança popular cresce a cada dia. Os próprios dados mostram a evolução da classe média no Brasil. Isso mostra que o presidente estará muito forte em 2010 - disse Berzoini, que reconheceu a influência de Lula no partido. - Lula sempre influiu muito. A gente sempre conversou muito.

Com o apoio do Planalto, Berzoini chegou à reta final do segundo turno como o favorito na disputa. Ontem, ele explicitou o apoio de Lula.

- O presidente Lula sabe separar bem o seu papel de presidente e o seu papel de militante histórico do PT, de fundador do partido. Ele demonstra que, quando necessário, assume claramente o seu compromisso com o PT.

Berzoini diz que implantará código de ética

Berzoini, da chapa Construindo um novo Brasil, demonstrou confiança na reeleição para o cargo. Ele nem fez campanha no domingo e disse que aguardaria a votação.

- Temos apoio suficiente para vencer. Mas, como eu costumo dizer, sempre respeito muito as urnas.

Em resposta ao seu adversário no segundo turno, o deputado federal Jilmar Tatto, Berzoini disse que iria implementar o código de ética do partido, como ficou decidido no terceiro congresso do PT.

- O PT sempre mudou, independentemente da mudança de comando. Foi o primeiro partido que criou a ampla democracia de base. Depois, a eleição direta. E pretendemos, caso eu seja o presidente, viabilizar as determinações do terceiro congresso: a comunicação partidária, a formação política, o processo de organização da juventude e a implementação do código de ética, que foi uma decisão unânime.

A coordenação de campanha no Distrito Federal da candidatura de Tatto e de Lenildo Moraes, candidato ao comando regional do PT, denunciou que a campanha de Berzoini e de Chico Vigilante, em Brasília, alugou pelo menos 42 carros para transportar eleitores.