Título: Cartão corporativo
Autor: Pereira, Daniel
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2009, Política, p. 8

Formada em Direito pelo Uniceub, Erenice Alves Guerra é filiada ao PT e fez carreira dentro do partido no Distrito Federal. No primeiro mandato de Lula, prestou consultoria jurídica ao Ministério de Minas e Energia, então comandado por Dilma Rousseff. Mais tarde, acompanhou a ministra na mudança para a Casa Civil, onde se tornou braço direito da pré-candidata à Presidência da República.

Figura constante nas operações de bastidor, Erenice ganhou notoriedade quando foi acusada pela oposição de forjar um dossiê com gastos realizados via cartão corporativo, em nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, líderes do PSDB e do DEM pediram sua demissão. Sob a alegação de que não havia dossiê, mas vazamento de informações de um banco de dados, Dilma manteve a auxiliar. Meses depois, a ex-diretora da Anac Denise Abreu disse, em audiência no Congresso, que Erenice pressionou de forma indevida a agência a aprovar a compra da Varig pela Gol.

A denúncia não foi comprovada, assim como a versão segundo a qual Denise só saiu do órgão regulador depois de ser apresentada por Erenice, numa antessala do Planalto, a um dossiê com supostas irregularidades cometidas por ela na Anac. (DP)