Título: Lula agradece ao companheiro Serra
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 15/12/2007, O País, p. 3

Presidente e governador trocam elogios e afagos em encontros em São Paulo.

SÃO BERNARDO DO CAMPO(SP). Adversários em campanhas eleitorais passadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra, trocaram afagos e elogios ontem durante lançamento de um novo modelo de carro na fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Serra lembrou da última vez que ele e Lula estiveram juntos em um mesmo palanque no ABC, em 1978, na campanha de redemocratização do país.

- Eu não sei se você (Lula) lembra, mas a última vez que nós estivemos juntos em um palanque aqui em São Bernardo foi na campanha pela redemocratização do país em 1978.

Sorrindo, o presidente acenou positivamente com a cabeça para o governador. Depois, Serra, que subiu para o palanque ao lado de Lula, recebeu o agradecimento público do presidente pelo seu empenho na defesa da proposta derrotada no Senado de prorrogação da CPMF.

- Meu companheiro governador do estado de São Paulo, José Serra, a quem de público eu quero fazer um agradecimento pelo empenho que teve em tentar convencer os senadores da República de que não era possível tirar R$40 bilhões do Orçamento de uma hora para a outra - disse Lula ao começar a discursar, ao lado do tucano.

Antes de Lula, também em discurso, Serra lembrou o tempo em que foi ministro do Planejamento, em 1995, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, quando, em função da valorização do real, conseguiu aumentar o Imposto de Importação e manter a Ford no país, já que a montadora ameaçava levar linhas de montagem para a Argentina, alegando desestímulo à produção no mercado brasileiro.

- Subimos o imposto de importação, e pedi apoio ao Marinho (Luiz Marinho, atual ministro da Previdência e, na época, presidente do Sindicato do Metalúrgicos do ABC) para criar o regime automotivo que aumentou a produção e incentivou a modernização da indústria automobilística - contou José Serra.

Ao final, o governador de São Paulo agradeceu aos trabalhadores da Ford e deu os parabéns ao presidente Lula pela visita "tão calorosa" a São Bernardo do Campo, lembrando que o presidente "nasceu para a vida pública" na região do ABC.

- Parabéns ao presidente da República por essa visita tão calorosa, ele que nasceu para a vida pública aqui na região de São Bernardo, aqui na região do ABC.

Lula também brincou com Serra ao dizer que ele deveria ser mais generoso e comprar o novo carro da Ford para dar de presente de Natal para a sua mulher (Mônica). Serra havia dito antes que iria recomendar a compra do automóvel para uma prima que estava querendo trocar de carro.

- Vejam vocês, o governador José Serra perguntou se o carro era bom e disse que ia recomendar para a prima dele comprar um. Mas se ele for mais generoso e comprar um de presente para a mulher dele, já são dois. Nesta época de Natal, todo mundo fica mais generoso, Serra - brincou o presidente Lula. (Lino Rodrigues)