Título: Esfriada no debate
Autor: Morais, Márcio de
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2009, Política, p. 9

O deputado Rodrigo de Castro só lamenta a ¿esfriada¿ que o escândalo das passagens aéreas provocou na atividade parlamentar e no andamento do processo para a escolha do candidato do partido à campanha presidencial. ¿Só se fala em política com sentimento negativo, e ninguém está imune a isso¿, lamentou o parlamentar, para justificar um certo descompassado no ritmo das atividades partidárias. ¿A repercussão do nome da candidatura Aécio Neves continua crescendo em Minas e em todo o Brasil. Ele vai provar que é o melhor candidato¿, contextualiza o presidente do PSDB mineiro, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).

¿Em um ano, ele (Aécio) vai estar numa grande pregação nacional, unificando forças, para devolver a Minas a cadeira da Presidência da República¿, disse taxativo o deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), convencido de que as prévias vão ungir o governador mineiro à condição de adversário da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) na corrida sucessória de 2010, contra todo o favoritismo de Serra. Para Rodrigues, ¿um governo impecável¿ desde 2003, credencia Aécio a vencer as prévias.

Críticas O recente acesso de sentimentalismo em relação à origem mineira da ministra Dilma Rousseff, que emergiu da última visita que ela fez a Belo Horizonte, mereceu críticas do deputado Abi-Ackel. ¿É natural que ela recorra a essa referência (de cidadã mineira), afinal a família é importante numa campanha eleitoral¿, observou o parlamentar. ¿Mas isso é uma tentativa de resgatar, de somar ao seu portifólio, algo que não deu valor ao longo da sua vida. O foco é a conquista do eleitorado¿, observou o deputado. ¿Não acredito que isso some alguma coisa à sua campanha, pois ela poderia ter feito mais por Minas nesses anos todos que exerceu tanto poder no governo federal¿, alfinetou. Para ele, se realmente fosse mineira, Dilma teria exercido um esforço maior para recuperar a malha viária do estado, entre outras carências urgentes.