Título: Senado fica em segundo plano
Autor: Morais, Márcio de
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2009, Política, p. 9

ELEIÇÕES

O Congresso é uma das alternativas políticas para Aécio Neves em 2010, mas tucanos mineiros apostam nas vitórias contra Serra na disputa interna do partido e na corrida pelo Palácio do Planalto

Aécio, governador de Minas: correligionários acreditam na vitória do tucano na disputa com Serra Ao anunciar na última terça-feira, em Ouro Preto (MG), sua despedida das solenidades e honrarias dedicadas ao inconfidente Tiradentes no 21 de abril, o governador mineiro, Aécio Neves, tornou explícito que após cumprir sete anos de mandato se desincompatibilizará para se candidatar a um novo cargo político. O anúncio da futura renúncia do governador pressupõe também que a cadeira de titular do Palácio da Liberdade estará, dentro de um ano, sendo ocupada pelo professor Antônio Augusto Anastasia, seu substituto imediato.

As alternativas eleitorais de Aécio incluem a candidatura à Presidência da República ou a uma das 81 cadeiras do Senado, para o qual é considerado ¿eleito¿ pelos analistas de pesquisas de opinião, por registrar mais de 80% de apoio entre os votantes do estado. Mas, mesmo com a paralisia provocada pela crise dos bilhetes aéreos na atividade política, as apostas do tucanato mineiro estão feitas.

¿O governador Aécio estará em campanha eleitoral no próximo 21 de abril¿, acredita o secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). ¿E pela disposição e motivação do governador, em campanha à Presidência¿, acredita Castro, empenhado na realização das eleições prévias que poderão viabilizar a candidatura do mineiro na disputa que trava com o outro pré-candidato da legenda, o governador paulista José Serra.

Castro fez a declaração pouco antes de entrar em uma reunião, em Brasília, com os colegas da Comissão de Prévias ¿ o presidente tucano, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o deputado e presidente da Fundação Teotônio Vilela, Luiz Paulo Velozo Lucas (PSDB-ES), e Eduardo Jorge Caldas, ex-ministro da secretaria-geral da presidência no governo Fernando Henrique Cardoso, que integra a executiva tucana. Eles estão em processo de depuração das propostas encaminhadas pelos diretórios tucanos do país todo. ¿Estamos reunindo alguns modelos de prévias, mas dentro de 15 dias a Executiva Nacional deverá anunciar uma decisão¿, afirmou Castro.