Título: Paciência, paciência, paciência
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 18/12/2007, O Mundo, p. 32

Em La Paz, Lula dá conselhos a Evo Morales.

LA PAZ. Em seu discurso após a assinatura dos acordos entre Brasil e Bolívia que definem a retomada de investimentos da Petrobras no país vizinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou a seu colega Evo Morales que tivesse muita paciência para superar a crise política no país. Morales enfrenta a oposição de quatro departamentos que declararam autonomia em relação à administração do governo central de La Paz.

- Evo, nestes momentos de conturbações políticas, que eu vivi muito tempo no Brasil, se eu pudesse te dar um conselho sem me intrometer na política da Bolívia, é paciência, paciência e paciência. Porque certamente o povo boliviano, na sua grandeza, saberá ditar os rumos que vão consolidar a democracia no nosso continente - disse Lula, dirigindo-se a Morales.

O presidente disse que veio a La Paz trazer mensagem de solidariedade para reafirmar a disposição do Brasil de contribuir para que a Bolívia encontre o seu caminho da estabilidade e do desenvolvimento econômico e social.

- Venho com a esperança de que o povo boliviano saberá resolver as dificuldades atuais com serenidade por meio do diálogo e do entendimento, com respeito à democracia, às instituições e à integridade nacional - destacou.