Título: Nova derrota no Senado
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 19/12/2007, O País, p. 3

Plenário aprova suspensão de dívida de Rondônia.

BRASÍLIA. Solidária com o senador Expedito Júnior (PR-RO), um dos dissidentes da base governista na votação da CPMF, a oposição ajudou a impor ontem uma nova derrota ao governo, desta vez com o apoio até do líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RR), primeiro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois em plenário, com a aprovação de um decreto legislativo que suspende o pagamento mensal do serviço da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron) com o Tesouro Nacional, de R$12 milhões.

A decisão deve ter um efeito cascata: o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), cobrou ontem tratamento igual para o Banestado, cujo serviço da dívida é de R$50 milhões por mês.

Preocupado em garantir a aprovação da emenda constitucional que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), não conseguiu impedir a derrubada de seu parecer na CAE, contra a aprovação do decreto legislativo, nem sua apreciação no plenário. Segundo ele, a proposta tem valor simbólico, porque a questão só será decidida na Justiça. Somente o decreto, disse, não tem poder para suspender a dívida do Beron.