Título: Ações de operadoras têm forte alta na Bolsa
Autor: Tavares, Mônica; Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 19/12/2007, Economia, p. 27

Papel da TIM avançou 8,27%, maior variação positiva do Ibovespa, e o da Vivo subiu 6,5%.

As ações das empresas de telefonia móvel foram os principais destaques da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ontem, em um dia de forte volatilidade nos mercados. As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da TIM Participações lideraram os ganhos do Ibovespa (índice que reúne os papéis mais negociados da Bolsa), com avanço de 8,27%.

Já as ações ordinárias (ON, com direito a voto) da companhia subiram 5,78%. Em seguida, ficaram os papéis PN da Vivo, com valorização de 6,5%. As ações ON da Telemar, dona da Oi, tiveram alta de 6,47%. Os papéis PN da Brasil Telecom tiveram valorização mais discreta entre as companhias do setor: avanço de 1,02%. Na Bolsa do México, as ações da América Móvil, dona da Claro, subiram 1,37%.

- Participar da 3G é fundamental para o crescimento das empresas do setor no país. Com a banda larga no celular, será possível trafegar mais dados, o que vai aumentar a receita das operadoras - explica Gustavo Barbeito, analista de renda variável da Prosper Gestão de Recursos.

Mesmo com a forte alta de ontem, os papéis dessas empresas acumulam queda em dezembro. As ações PN da TIM Participações registram recuo de 9,12% este mês. Já as ON desvalorizaram 8,06%. A Vivo, maior operadora do país, tem depreciação de 15,41% no preço de suas ações. Já as PN da Brasil Telecom acumulam baixa de 3,54%. A Telemar é a exceção, com uma valorização de 1,62% nos papéis este mês.