Título: Antes do acordo, clima de guerra
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 20/12/2007, O País, p. 3

Discussão no Senado quase impede aprovação da DRU.

BRASÍLIA. O clima entre governo e oposição voltou a esquentar ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e quase impediu a votação em segundo turno da proposta de emenda constitucional que prorrogou a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2011. A confusão começou quando a líder do PT, Ideli Salvatti (SC), impediu a votação da emenda que retirava da DRU os recursos da área de educação, embora a aprovação da proposta integrasse um acordo fechado com o PDT, antes da derrubada da CPMF.

Ideli anunciou a decisão após a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentar emenda com a qual pretendia aplicar a mesma regra para a área da saúde, que sem a CPMF poderá perder receita de R$28 bilhões.

- Nosso acordo não previa essa regra - justificou Ideli.

Começou um bate-boca. Ideli sugeriu que a oposição estava nervosa e precisava tomar maracujina.

- No caso de vocês, estão misturando é chá de maracujina com lexotan - devolveu Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

- Peço que mantenham a racionalidade. Quero informar que os tratamentos psiquiátricos já tratam a ansiedade de forma indolor - disse Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O líder do PDT, Jefferson Peres (AM), advertiu Ideli sobre o risco de a oposição impedir a votação da DRU:

- Do mesmo jeito que o governo se acha no direito de desistir do acordo, a oposição pode se dar ao direito de votar contra a DRU. E como é preciso três quintos dos votos, não passa de jeito nenhum se não quiserem. Isso não é terrorismo, é uma constatação.

A situação só foi contornada após o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), se reunir com os líderes de PSDB e DEM. Com o aval do Planalto, Jucá se comprometeu a retomar em fevereiro as negociações sobre Orçamento, Emenda 29 e a reforma tributária.

- Entregamos um cheque em branco ao governo, na expectativa que cumpram o acordo - disse o senador José Agripino (DEM-RN).