Título: Lula morreu. Estamos no governo Inácio da Silva, diz dom Luiz Cappio
Autor:
Fonte: O Globo, 24/12/2007, O País, p. 4

Bispo da Barra, na Bahia, diz que não que dividir nome com presidente.

BARRA (BA) e SALVADOR. Em sua primeira entrevista ao retornar à diocese na cidade de Barra, após a greve de fome de 23 dias, o bispo dom Luiz Flávio Cappio criticou duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo posicionamento em relação à transposição do Rio São Francisco. Dom Luiz Cappio afirmou que não quer dividir com Lula o primeiro nome.

- Lula morreu. Estamos no governo Inácio da Silva. Não vou chamá-lo de Luiz porque meu nome é Luiz e eu não me sentiria bem - disse, referindo-se ao presidente da República.

Dom Luiz Cappio também fez críticas ao governo do estado, chamando o governador Jacques Wagner (BA) de "menino de recado" do presidente.

- Tanto por parte do governador como da bancada petista, eu vi o mesmo gesto de Pôncio Pilatos diante de Jesus, lavando as mãos - disse.

Outro que não escapou das críticas do bispo de Barra foi o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, tachado de uma pessoa "mal-educada, incapaz e incompetente".

O bispo disse não haver ainda um conhecimento nacional a respeito da transposição do São Francisco.

"Foi um chute para o gol que bateu na trave"

Para ele, a polêmica envolvendo a transposição ainda é entendida com algo regional.

- Em 2008 já está sendo preparada uma grande agenda nacional e internacional, com um grande fórum de debates em Sobradinho, o palco dessa luta. Neste domingo recebi um convite do senador (Eduardo) Suplicy para um debate no Senado. Esse gesto (a greve de fome) foi o chute para gol que bateu na trave. E eu sou apenas um jogador nesse time - disse.

Em Salvador, o ministro Geddel recebeu com bom humor as declarações de Dom Luiz Cappio. Geddel afirmou ser um "homem de concórdia e do entendimento" e que deverá procurar Cappio em breve para discutir uma forma de ele (o bispo) contribuir com o projeto de transposição.

- Quero ver com ele qual a melhor maneira de nos ajudar a concretizar este projeto que é importante para a Bahia e para o Brasil - disse.

Geddel afirmou ainda que não tem problema pessoal com o bispo de Barra. O ministro ressaltou ainda que recebe estes comentários de forma muito tranqüila, mas que procurará melhorar as suas falhas.

- Recebo essas declarações do bispo dom Cappio com bastante humildade e vou procurar corrigir os meus rumos, os meus caminhos - disse.

O governador Jaques Wagner, que está descansando numa fazenda, respondeu, por meio de sua assessoria de comunicação, que preferia não responder às declarações do bispo.

Da Agência A Tarde