Título: Para senador, só governo não percebeu derrota
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/12/2007, O País, p. 12

Garibaldi diz que Senado deve retomar comando da pauta.

BRASÍLIA. Embora tenha admitido que votaria a favor da prorrogação da CPMF, caso não estivesse presidindo a sessão, Garibaldi Alves considera que o governo cometeu vários erros na condução da votação da semana passada.

- Do jeito que as coisas foram conduzidas, foi uma derrota anunciada. Só o governo não percebeu e o presidente Lula ainda fez uma carta tentando salvar a situação, mas Inês já era morta.

Para Garibaldi, o governo perdeu a batalha da comunicação e da articulação política:

- A CPMF era imprescindível para o financiamento da saúde, previdência social e o Bolsa Família. Mas quantas pessoas tinham essa informação? E mesmo os que tinham duvidavam se o dinheiro estava sendo bem aplicado. O governo falhou na comunicação e na articulação política. E essa não é só uma opinião pessoal. O novo ministro José Múcio (Relações Institucionais) e o próprio presidente Lula reconheceram isso.

Garibaldi disse ser fundamental que o presidente reformule a relação com o Legislativo:

- O governo precisa de uma maioria estável.

Garibaldi reiterou a necessidade de a Casa retomar o comando da agenda legislativa. Na sua opinião, o Senado não pode mais abrir mão de sua pauta e ficar à reboque das medidas provisórias. Mas ele disse que precisa de apoio:

- Não posso garantir que o Senado mude práticas corriqueiras. Não posso ser o justiceiro. Se não, vou perder as condições de apoio. Eu não vou passar mais que um ano aqui (na presidência). Quero deixar uma saudadezinha boa.