Título: Garibaldi: parlamentar não merece aumento
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/12/2007, O País, p. 12

BRASÍLIA. Eleito presidente do Senado há menos de dez dias, Garibaldi Alves (PMDB-RN) descartou ontem um aumento nos subsídios dos parlamentares, fixados atualmente em R$16,5 mil, e fez críticas ao desempenho do Senado em 2007:

- Aumento só se merece quando se está trabalhando bem. Vocês acham que o Senado está vivendo uma hora de os senadores pedirem aumento? Eu acho que não - disse Garibaldi aos jornalistas.

Apesar de se dizer constrangido em fazer um balanço das atividades do ano, o senador disse que a Casa acertou ao derrubar a CPMF na semana passada, o que poderá melhorar a imagem desgastada pelo caso Renan Calheiros (PMDB-AL).

Incomodado com o aparato preparado para sua última entrevista coletiva antes do fim do ano legislativo, Garibaldi foi surpreendido pela assessoria ao ser orientado a divulgar pesquisa de opinião feita pelo DataSenado para avaliar a repercussão da derrubada da CPMF, que apontou que 78% dos 784 entrevistados ouvidos nas capitais brasileiras entre 19 e 20 de dezembro apoiaram a decisão.

A pesquisa revelou que 95% dos entrevistados consideram que o Brasil tem muito imposto; 70% que o governo não aplica bem os recursos arrecadados, e 52% que a rejeição da CPMF melhora a imagem do Senado.

- Se tivesse sido um resultado mais apertado, talvez eu ficasse preocupado em analisar essa pesquisa. Mas como 78% dos entrevistados aprovaram a derrubada da CPMF, não estou inibido em afirmar que o Senado acertou, porque votou em sintonia com a sociedade.