Título: Consórcio vence licitação
Autor:
Fonte: O Globo, 21/12/2007, O País, p. 14

Sai primeiro lote de obras de transposição.

BRASÍLIA. O Ministério da Integração Nacional divulgou ontem o resultado da licitação para a construção do primeiro lote do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. O consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A. Paulista e Serveng, foi vencedor. Essas empresas serão responsáveis pela execução das obras de instalação, montagem e testes dos equipamentos mecânicos e elétricos do lote 1 do Eixo Norte, que parte de Cabrobó, em Pernambuco. O lote 1 terá cerca de 40 quilômetros de extensão e custará R$238,8 milhões.

O Exército já está executando o primeiro trecho de obras desde junho. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que o valor a ser contratado ficou abaixo do de referência da concorrência (R$275 milhões).

- Isso representa 14% a menos, numa demonstração de que o ministério utiliza todos os instrumentos para que a obra seja levada adiante da forma mais eficiente e econômica possível - disse o ministro.

O lote 1 compreende serviços como a construção do canal, sistema de drenagem interna das seções dos canais, muretas laterais, pistas laterais com seis metros de largura ao longo do sistema adutor, passarelas para pedestres, pontes nos cruzamentos com estradas vicinais, cercas de proteção nos dois extremos da faixa de domínio do sistema.

Nos próximos dias será assinado o contrato.