Título: Lula afirma que tem ojeriza à palavra pacote
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 21/12/2007, O País, p. 15

"O Brasil já foi vítima de muitos pacotes que não deram certo. Eu prefiro comprar unidade por unidade", diz

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a agenda para um café da manhã com os jornalistas que acompanham a rotina do Palácio do Planalto e afastou a possibilidade de baixar um pacote de medidas para cobrir a perda de R$40 bilhões, com a rejeição da CPMF.

- O Brasil já foi vítima na História de muitos pacotes que não deram certo. Eu prefiro comprar unidade por unidade - afirmou Lula, que não adiantou as medidas que serão adotadas.

Disse que poderá cortar gorduras e adotar medidas administrativas emergenciais até janeiro para ajustar a receita aos gastos. À vontade, fumou uma cigarrilha, tomou dois cafés expressos e reclamou que no fim do ano não consegue seguir a dieta sem carboidratos, por causa dos almoços e jantares. Também queixou-se de que o presidente não tem férias, mas disse que poderá descansar quatro ou cinco dias no início do ano. Em duas oportunidades - no café da manhã e no almoço com a direção do Banco do Brasil -, demonstrou otimismo. No almoço, afirmou que estava feliz e que 2007 é um ano de prata. Atribuiu o nível de desenvolvimento ao arrocho fiscal imposto em 2003 que, segundo ele, "nem o governo militar teria coragem de fazer".

A seguir, trechos da conversa com o presidente, que não foi gravada nem anotada por determinação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência:

OJERIZA A PACOTES: O presidente evitou responder a perguntas sobre aumento de impostos para compensar o fim da CPMF. Não disse que haverá aumentos nem os descartou. "Essa pergunta é mais antiga que Confúcio. Não vou responder nem que pode nem que não pode, porque vocês vão escrever: o presidente admitiu ... e eu não admiti nada". Mas disse que foi taxativo com os ministros: "Não quero ouvir a palavra "pacote"". Lula disse ter ojeriza à palavra "pacote": "O Brasil já foi vítima na História de muitos pacotes que não deram certo. Eu prefiro comprar unidade por unidade".

MANTEGA FICA: O presidente assegurou a permanência de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Perguntado se ele sairia, respondeu: "Não". "O Mantega é um companheiro de 30 anos, da mais alta qualificação, competência e credibilidade". Como de costume, apelou para o futebol ao explicar: "Seria o mesmo que o Corinthians dar de 5 a 0 no Grêmio, e quererem mudar o técnico".

GIL FICA: Lula contou que jantou e jogou baralho com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, até as 2h de ontem. Negou que Gil vá deixar o governo. "O Gil é uma pessoa leve. Com ele não tem tempo ruim."