Título: Memória
Autor: Tahan, Lilian; Sallum, Samanta
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2009, Política, p. 10

Expansão urbana

Considerado um dos projetos essenciais da atual administração, o Pdot começou a ser trabalho no início de 2007. Depois de quase dois anos de tramitação na Câmara Legislativa, o plano que prevê a expansão das áreas urbanas no DF e estabelece regiões de contenção foi aprovado no último dia dos trabalhos legislativos de 2008.

Antes de votar o Pdot, no entanto, os distritais propuseram mais de 300 emendas. Dentro da própria Câmara, o texto foi submetido à redação final, o que consolidou as sugestões dos parlamentares em 150 emendas.

Em seguida, o projeto foi remetido ao Executivo para a análise das propostas dos distritais. A tendência é de que quase um terço das sugestões dos deputados sejam vetadas pelo governador José Roberto Arruda.

Os itens que certamente estarão excluídos dos projetos são os que indicam o aumento do gabarito de prédios em cidades onde não há previsão de prédios acima da capacidade existente hoje. Outro exemplo do que deve ser excluído da redação definitiva do plano é a construção de um bairro específico para abrigar servidores da Câmara Legislativa. (LT)