Título: Lula: As pessoas estão virando consumidores
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/12/2007, O País, p. 5

Em seu programa de rádio, presidente diz que país terá crescimento sustentável em 2008 puxado pelo PAC

BRASÍLIA. Na véspera do Natal, o presidente Lula esbanjou otimismo ontem em seu programa semanal de rádio, comemorando o aquecimento da economia e afirmando que 2008 será um ano "infinitamente" melhor do que 2007. Ele disse sentir orgulho ao ver que a população pobre está indo às compras, vive mais feliz e conquistou a cidadania. O presidente não deu sinal de preocupação com o fim da CPMF e afirmou que o povo brasileiro já tem o "básico". Agora, segundo ele, é hora do "salto de qualidade".

- Quero dizer que eu termino o ano muito alegre, muito feliz e muito otimista com o futuro do Brasil - disse ele, no programa "Café com o presidente".

Lula se disse animado com as imagens de tevê que mostram consumidores fazendo compras de Natal em locais populares como a Rua 25 de Março, em São Paulo, e a Saara, no Rio.

- Mais animado fico quando vejo uma manchete de jornal dizendo que 20 milhões de brasileiros saíram das classes E e D para a classe C. Significa o quê? Quem está indo ao shopping, quem está indo a um lugar em que se vende muito percebe que o povo está comprando, o povo pobre está indo às compras. Significa o quê? Significa que essas pessoas estão tendo uma ascensão em sua vida social, as pessoas estão fazendo parte do mercado, as pessoas estão virando consumidores.

O presidente lembrou que, no último sábado, esteve com catadores de papel e moradores de rua em São Paulo:

- A gente percebe que aquelas pessoas conquistaram a cidadania, aquelas pessoas se organizaram. Eles não sentem mais vergonha de ser catadores de papéis, eles sentem aquilo como um profissão, eles vivem daquilo, cuidam dos filhos com o dinheiro que ganham. Então, é o orgulho maior que eu posso ter. É o orgulho de um presidente da República que vê que o povo está vivendo mais feliz.

Lula classificou o momento econômico como excepcional e destacou a criação de quase dois milhões de empregos com carteira assinada nos 11 primeiros meses do ano. Ele afirmou que os trabalhadores têm conseguido acordos salariais acima da inflação e que a indústria aumentou a sua capacidade produtiva, estando perto do máximo.

O país, segundo o presidente, está para ter um grande ciclo de crescimento sustentável puxado pelo PAC:

- Afinal, são R$504 bilhões e quase tudo isso começa a desovar, a gerar empregos e a gerar renda no próximo ano. Por isso é que eu estou muito otimista.

Lula admitiu, porém, que muito precisa ser feito e prometeu trabalhar por isso:

- Nós não podemos também achar que tudo está maravilhoso.Tem muita coisa que precisa ser feita ainda, mas o básico o povo já conquistou. Agora é dar o salto de qualidade.

Lula passará o Natal em Brasília, com a primeira-dama, Marisa, e os filhos, na Granja do Torto. Ele deixou transparecer que o bom momento que vê para o país vale para si próprio. Numa frase interrompida, afirmou:

- Penso que o meu Natal será um Natal bom, será um Natal feliz porque tudo o que eu quero na vida...

SAARA E SHOPPINGS LOTADOS PARA ÚLTIMAS COMPRAS na página 17