Título: Agência quer mais empresas usando Itaguaí
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 26/12/2007, Economia, p. 20

Atualmente, apenas CSN e Vale têm terminais no porto.

BRASÍLIA. Enquanto o governo pretende dar prioridade ao Porto de Santos para que ele seja o principal terminal da América do Sul, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) quer resolver um problema urgente no Rio: garantir acesso de diversas empresas ao Porto de Itaguaí. Muitas firmas reclamam que não conseguem exportar a partir da unidade, essencial à exploração de minérios em Minas Gerais.

Há duas empresas com terminais em Itaguaí: CSN e Vale. Segundo o presidente da Antaq, Fernando Fialho, elas respeitam no papel a regra para que outras empresas exportem por suas instalações. Mas, na prática, isso ocorre apenas com as ligadas às duas gigantes nacionais:

- Estamos atrás de uma solução, precisamos garantir a abertura do porto para outras empresas. A Antaq estuda uma forma legal de obter isso, já que a responsabilidade pela fiscalização é da Companhia Docas.

A Docas do Rio não quis se pronunciar. Em nota, a Vale disse que "embarca, anualmente, volume de minério para terceiros correspondente a 15% do volume embarcado pela empresa no Porto de Itaguaí no ano anterior", de acordo com a lei. A CSN, informou a empresa, faz o mesmo, embora creia que as regras mudarão em 2008.

O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto, afirmou que é prioridade da pasta para o próximo ano realizar a licitação para o terceiro terminal privado para Itaguaí:

- Estamos alterando o edital. Em vez de terminal para minério, será para granéis sólidos (minérios e grãos) - afirmou, lembrando que a nova convocação para o leilão sai até março. (Henrique Gomes Batista)