Título: Petrobras supera 2 milhões de barris num dia
Autor: Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 27/12/2007, Economia, p. 26

Empresa bate recorde de produção no Natal. Mas, na média, volume diário foi de 1,8 milhão em 2007, inferior à meta

Luciana Rodrigues

A Petrobras ganhou do Papai Noel este ano mais um recorde na produção de petróleo. A empresa anunciou ontem que, no dia 25, foram produzidos mais de 2 milhões de barris de petróleo em suas instalações. O recorde anterior era de 23 de outubro de 2006, com 1,912 milhão de barris. A marca pontual, alcançada a poucos dias do fim do ano, não será capaz de evitar, porém, que a empresa frustre suas metas para 2007. O objetivo era terminar o ano com produção média diária de 1,9 milhão de barris. Mas, devido a problemas operacionais em três plataformas, a média diária deve ficar em 1,8 milhão de barris.

- Não contávamos com os problemas nas plataformas P-43, P-48 e P-50. Mas isso é normal na rotina de uma grande petrolífera - afirmou o diretor de Exploração e Petróleo da Petrobras, Guilherme Estrella. - Para 2008, há algumas paradas operacionais programadas no primeiro semestre. Mesmo assim, estamos mantendo a meta de uma produção diária de 2 milhões de barris no ano que vem - completou.

Ações da empresa têm forte alta na Bovespa

Estrella garantiu que uma produção média de 2 milhões de barris diários garantirá a manutenção da auto-suficiência em petróleo do país. E lembrou que poucas empresas do mundo - "apenas oito ou nove" - têm esse elevado patamar de produção.

O presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, destacou a importância de se alcançar esse nível de produção num momento de demanda aquecida da economia. O anúncio fez as ações da empresa fecharem com forte alta ontem na Bolsa de Valores de São Paulo: os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) subiram 2,56%, para R$ 87,21, e os ordinários (ON, com direito a voto), 3,07%, para R$103,70.

O recorde de produção foi alcançado graças à entrada em operação de seis novas plataformas ao longo de 2007. Quando alcançarem o pico de produção, essas plataformas aumentarão em 590 mil barris diários a capacidade instalada da Petrobras. A mais recente a entrar em operação foi a P-54, no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Essa plataforma começou a produzir no último dia 11 e, quando atingir o máximo de sua capacidade, no segundo semestre do ano que vem, acrescentará 180 mil barris por dia à produção nacional.

Em 2008, mais três plataformas de petróleo e uma de gás entrarão em operação. E a empresa pretende também realizar os primeiros testes de longa duração em Tupi, na Bacia de Santos, onde, estima-se, haja uma reserva de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo em águas ultra-profundas, abaixo de uma camada de sal. Foi graças à descoberta de Tupi que a Petrobras anunciou ter um mega campo no pré-sal, que poderá tornar o país exportador de petróleo.

Segundo Estrella, até o fim do ano que vem, a Petrobras deve instalar um navio para extrair de 30 a 40 mil barris de petróleo por dia e coletar dados sobre a área de Tupi. Em seguida, em 2009 ou 2010, será instalado um projeto piloto para produzir 100 mil barris por dia, que deverá ficar em operação por dois anos. Somente após esse projeto piloto é que terá início a produção definitiva no campo de Tupi.

Também no ano que vem, ainda no primeiro trimestre, a Petrobras deverá realizar testes na camada de pré-sal do Campo de Jubarte, no Espírito Santo. Apesar de ser testado antes, este campo no Espírito Santo não deve ter o mesmo volume de reservas estimados para Tupi, explicou Estrella.