Título: Próximo ano será muito bom, diz
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/12/2007, O País, p. 5

Lula agradece ao Congresso, ao Judiciário e a quem o apoiou e o criticou.

BRASÍLIA. Segundo Lula, os programas de inclusão social do governo criaram um círculo virtuoso:

- Como há mais gente entrando no mercado consumidor, crescem as vendas; a indústria e o campo produzem mais; empresários investem com mais força e empresas abrem mais vagas.

Lula repetiu que é o mais satisfeito dos brasileiros - "porque fizemos muito" - e também o mais insatisfeito - porque "ainda é pouco diante do tamanho da nossa dívida social".

- Da minha parte, tenho fé que somos um povo capaz de enfrentar as maiores dificuldades e resolver qualquer problema. Fizemos isso em momentos muito mais difíceis. Certamente poderemos fazer muito mais agora, quando o Brasil encontrou seu rumo e está no caminho certo - afirmou Lula, desejando que 2008 seja melhor do que este ano.

De acordo com Lula, já é possível dizer que a economia brasileira cresceu mais de 5% em 2007 e o próximo ano "será também muito bom". Ele afirmou que o desemprego está em queda, e os salários estão melhorando. Disse que o índice de desemprego mês passado foi de 8,2%, o mais baixo dos últimos, e a massa salarial cresceu 7% este ano.

O presidente também tratou de temas recorrentes em seus discursos: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o desenvolvimento dos biocombustíveis no país.

Num ano em que atacou duramente a oposição, dizendo que o DEM é um partido sem perspectiva de futuro, o presidente encerrou o ano agradecendo ao Congresso e ao Judiciário, inclusive aos que criticaram o governo.

Ao Congresso e ao Judiciário que impuseram derrotas ao governo neste ano, Lula mandou um recado:

- Quero agradecer ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário. Quero agradecer tanto aos que apoiaram como aos que criticaram o governo ao longo desses anos. Sem a participação de todos seria impossível unir o país e encontrar os melhores caminhos para o futuro.

www.oglobo.com.br/pais