Título: Um ano no cargo
Autor: D'Elia, Mirella
Fonte: Correio Braziliense, 24/04/2009, Política, p. 5

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, completou ontem um ano à frente do cargo. A trajetória foi marcada por polêmicas. A principal: a Operação Satiagraha da Polícia Federal, deflagrada em julho. Mendes, que mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas duas vezes, ficou no olho do furacão.

Na época, atacou o que classificou como ¿espetacularização das prisões¿, sem poupar o juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, que mandara prender o banqueiro. Disse que a nova prisão representava uma nítida via de desrespeitar o Supremo. E também cobrou o combate ao uso de grampos para intimidar agentes públicos ¿ o que chamou de ¿coisa de gângster¿.

Repercussão Ontem, diversas entidades lamentaram a discussão entre Mendes e Joaquim Barbosa. ¿Houve um pouco de excesso. O episódio pode passar para a população uma imagem de desgaste. Mas é importante distinguir a imagem da instituição da discussão que houve¿, disse o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos.

¿Foi um péssimo exemplo para a sociedade. Lamentável sob todos os aspectos. Todos perderam, não houve vencedor. E o principal perdedor foi a sociedade brasileira¿, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires. (MD)