Título: Volta ao mundo em 365 dias
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/01/2008, O País, p. 3

Em 2007, Lula passou 132 dias fora do Planalto, fez 500 horas de vôo e visitou 29 países

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou mais de 500 horas no ar em 2007, percorrendo o país e o exterior a bordo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao longo do ano que terminou, o presidente passou 132 dias fora do Palácio do Planalto, em roteiros que incluíram 29 países e 21 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, onde Lula participou de eventos ao lado do governador José Roberto Arruda (DEM). Somente Acre, Rondônia, Roraima, Alagoas e Maranhão não foram visitados pelo presidente. As viagens deverão ser retomadas já neste mês de janeiro, com roteiros nacionais e internacionais, que vão de uma cidade acreana a Colômbia e Suíça.

Lula tem convite para participar em janeiro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, mas ainda não confirmou presença. Caso faça esta viagem, o presidente poderá combinar uma visita de Estado à Suíça, a convite da presidente da Confederação Helvética, Micheline Calmy-Rey. Também há a possibilidade de ocorrer uma reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em Cartagena das Índias, na Colômbia. Ainda este mês, o presidente também poderá ir ao Acre para a inauguração de uma fábrica de preservativos em Xapuri, cidade onde viveu Chico Mendes.

Conflitos adiaram visita ao Acre

Essa visita ao Acre deveria ter ocorrido no segundo semestre de 2007, mas foi adiada pelo Palácio do Planalto devido a outros compromissos do presidente. Embora o Acre seja governado por um petista, Binho Marques, o estado está entre os que não foram visitados por Lula no primeiro ano do segundo mandato. Segundo o Planalto, a previsão inicial era que o presidente participasse de eventos em todos os estados brasileiros, mas compromissos não previstos durante o ano adiaram essas viagens.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que Lula irá ao seu estado no primeiro semestre de 2008. Segundo Jucá, a visita não ocorreu este ano porque o clima em Roraima não é favorável devido à demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol e ao processo de remoção de produtores de arroz das terras indígenas. Além disso, disse o líder, o Incra não concluiu o processo de titulação das terras de produtores rurais do estado.

- As viagens do presidente são acertadas quando há um evento importante. Ele irá a Roraima para entregar os títulos dos produtores. Com certeza, no primeiro semestre deste ano - afirmou.

Em 2008, Ásia entre as prioridades

Na outra ponta da estatística, estão Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, estados aos quais Lula foi várias vezes. Em alguns casos, numa mesma viagem, o presidente passou por mais de um estado. Por exemplo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. No total, Lula gastou 71 dias em viagens pelo país. O presidente costuma dizer que gostaria de viajar mais pelo Brasil, em vez de ficar tomando decisões do gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto.

Entre janeiro e novembro de 2007, foram 502 horas e 40 minutos de vôo dos aviões usados pelo presidente - o Airbus ACJ-319 (chamado de AeroLula), o Boeing 737-200 (o Sucatinha) e o Legacy. As viagens nacionais consumiram 233 horas e 35 minutos de vôo. Nas internacionais, foram 269 horas e 5 minutos de vôo. Nesse levantamento, não estão incluídas as viagens de dezembro aos seguintes estados e países: Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

Lula manterá, em 2008, a decisão de visitar a África anualmente e de percorrer a América Latina. Ele incluirá também a Ásia entre as prioridades. Lula deve visitar o Sudeste Asiático: Malásia, Tailândia, Vietnã, Filipinas e Indonésia. No primeiro semestre de 2008, também irá à Itália, ao Canadá e à Venezuela, cumprindo o acordo com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, de ambos se encontrarem de três em três meses.

Em fevereiro, o presidente deve visitar a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, onde se encontrará com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para o lançamento de uma ponte entre o Oiapoque e a Guiana; a Argentina, para a primeira reunião bilateral com a presidente Cristina Kirchner, e a Antártida.