Título: Emmanuel poderia estar em orfanato, diz Uribe
Autor:
Fonte: O Globo, 01/01/2008, O Mundo, p. 20

Presidente pede teste de DNA a avó do menino.

VILLAVICENCIO, Colômbia. Momentos depois de as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) terem afirmado que o resgate não seria possível por questões de segurança, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, reagiu afirmando que poderia haver outra razão para a suspensão: o menino Emmanuel, que seria libertado com a mãe, a refém Clara Rojas, não estaria em poder da guerrilha.

Segundo Uribe, desde o dia 28 de dezembro seu governo foi informado da existência de um menino de 3 anos com as mesmas características do filho de Clara num orfanato da capital, Bogotá, registrado com o nome de Juan David Gomez Tapiero. O menino seria retirado ontem da instituição, na localidade de San José del Guaviare, por um suposto tio. Uribe pediu que o governo da Venezuela permita que Clara de Rojas, a avó de Emmanuel, que está em Caracas aguardando a libertação da filha e do neto, faça um teste de DNA para compará-lo com o da criança. O presidente colombiano afirmou ainda que o menino que está em Bogotá sofre de leishmaniose, tem sinais de maus-tratos e sofre de uma severa desnutrição.

Em mais uma demonstração de desacordo com o presidente colombiano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse duvidar da hipótese aventada por Uribe:

- Me pergunto por que Uribe falou agora, e em Villavicencio, sobre essa hipótese, sem comprovações - disse ele, para depois acrescentar: - Tomara que ele esteja certo.

O pouco que se sabe de Emmanuel foi conhecido por declarações da guerrilha ou de ex-reféns sobre o menino, gerado e nascido há 3 anos na selva. Clara Rojas tinha 38 anos quando foi seqüestrada em 2002 com a ex-senadora Ingrid Betancourt. À exceção de dois vídeos (de 2002 e 2003) seu rosto não foi mais visto.

Mas, ano passado, um jornalista revelou que ela havia tido um filho, fruto de uma relação consentida com um guerrilheiro. Ele descreveu o parto como "um milagre" pelas condições em que ocorreu. A fuga do policial John Frank Pinchao trouxe mais detalhes: Emmanuel teria sido criado pelos rebeldes, que às vezes o levavam até a mãe, o que a fazia "sofrer muito", contou.