Título: Oposição reage e acusa Planalto de traição
Autor: Camarotti, Gerson; Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 03/01/2008, O País, p. 8

PACOTE DE ANO NOVO: Arthur Virgílio afirma que as medidas foram divulgadas "na calada do recesso parlamentar".

PSDB e DEM anunciam rompimento do diálogo com governo e prometem dificultar aprovação do Orçamento.

BRASÍLIA. Logo após o anúncio de medidas para compensar o fim da CPMF, a oposição acusou o governo de descumprir o acordo de não aumentar a carga tributária, e anunciou o rompimento de qualquer diálogo. Líderes do PSDB e do DEM cobraram o compromisso do governo de negociar com antecedência até mesmo corte de gastos, que foi firmado com a oposição antes do Natal para garantir a aprovação da DRU (Desvinculação das Receitas da União), mecanismo que libera parte dos recursos do Orçamento.

A conseqüência imediata será nas negociações para aprovar o Orçamento de 2008, previsto para ser votado em fevereiro.

- Não converso mais com o governo. O presidente Lula mentiu ao garantir ao país que não haveria aumento da carga tributária. O pior é que esse pacote foi anunciado na calada do recesso parlamentar, apunhalando a expectativa do Congresso e da sociedade. Havia um acordo com a oposição de discutir todas as medidas para compensar a CPMF. O Planalto traiu a oposição e é perverso na sua relação com a sociedade - criticou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

O tucano disse que a oposição vai obstruir e dificultar a votação da medida provisória que aumenta a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), anunciada ontem. Já o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito foi estabelecido por decreto e não depende de aprovação do Congresso. Virgílio disse que vai cobrar do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que devolva a MP ao Planalto.

No DEM, a reação foi semelhante:

- O diálogo com o governo acabou. Fomos traídos. O governo esticou a corda ao anunciar aumento de impostos sem conversar com a oposição - disse o líder do partido, senador José Agripino Maia (RN).