Título: Alencar passa por quimioterapia
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/01/2008, O País, p. 4

BRASÍLIA. O vice-presidente José Alencar se submete, desde a última quinta-feira, a tratamento de quimioterapia para combater o tumor abdominal retirado no dia 30 de outubro do ano passado. José Alencar está internado no Hospital Sírio-Libanês e deverá ter alta amanhã, segundo boletim médico divulgado às 18h de ontem. Alencar está sob os cuidados do médico Paulo Hoff e apresenta bom estado geral, de acordo com o boletim.

Em outubro, Alencar foi operado pelo médico Murray Brennan, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, para retirada do tumor maligno no peritônio (membrana que cobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos). Essa foi a terceira cirurgia a que o vice se submeteu para retirada de tumor na mesma região. Um dos maiores especialistas no tratamento de tumores em tecidos moles, Brennan havia operado Alencar em novembro de 2006, nos Estados Unidos.

Em junho do mesmo ano, o vice havia retirado outro tumor abdominal, no Sírio-Libanês. Cinco meses depois, em exames pós-operatórios, foi detectada uma recorrência do tumor, e ele se submeteu a cirurgia em Nova York. O vice tem 76 anos e o seu estado de saúde tem causado preocupação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.