Título: Lobão deve ser nomeado ministro de Minas e Energia na próxima semana
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/01/2008, O País, p. 4

PMDB vence queda-de-braço com Dilma, mas PT quer estatais do setor.

BRASÍLIA. O nome do senador Edison Lobão (PMDB-MA) deve ser confirmado como o novo titular do Ministério das Minas e Energia na próxima semana. A expectativa no PMDB é que o martelo seja batido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva num encontro com a cúpula do partido no dia 10. A última resistência a Lobão foi vencida: a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, insistia para uma indicação técnica do PMDB. O senador José Sarney (PMDB-AP) venceu a queda-de-braço com Dilma, mas o PMDB dividirá com o PT o comando de pelo menos uma estatal do setor.

A bancada do PMDB no Senado avalizou a indicação de Sarney deixando o Planalto sem opção. O PMDB cobrava uma solução para a pasta desde a saída do ex-ministro Silas Rondeau, citado pela Polícia Federal na Operação Navalha. Silas corre o risco de ser denunciado por corrupção pelo Ministério Público.

"O ministério é do PMDB", afirma José Múcio

Ao GLOBO, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, sinalizou que está confirmado o nome de Lobão.

- O Ministério de Minas e Energia é do PMDB e não há nenhum problema com o nome de Lobão - disse.

Múcio tentou amenizar as notícias sobre o veto de Dilma à indicação de Lobão, mas deixou claro que o PMDB terá direito de assumir a maior parte dos cargos do setor elétrico.

- Dilma tem zelos naturais. Ela montou uma equipe, mas pensa primeiro no Brasil. Não tenha dúvida que isso será resolvido em janeiro. Com o cargo do ministro resolvido, os entornos (segundo escalão), as demandas em torno dos entornos precisam ser resolvidas, entrar no processo. Isso, sim, está sendo cobrado, que tudo seja resolvido.

- Não há problema com o nome de Lobão. Tudo caminha bem - confirma o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O PMDB quer retomar o Ministério das Minas e Energia, mas com "porteira fechada", segundo um cacique peemedebista. O partido deseja reassumir os principais cargos do setor elétrico, inclusive a Eletrobrás e a Eletronorte. A exceção será o comando da Eletrosul, que deve ser indicado pela líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC). O PMDB ainda quer nomear para a diretoria internacional da Petrobras, o gerente de Engenharia da empresa, Jorge Zelado, que tem forte lobby da bancada mineira do PMDB na Câmara.

- O presidente chamou o PMDB para resolver todas as pendências, inclusive para bater o martelo na nomeação do senador Lobão. Não dá para começar o ano com a insatisfação das bancadas. Seria suicídio - explicou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), confirmando o encontro com Lula.