Título: PT gaúcho ameaça levar Dirceu à Comissão de Ética
Autor: Galhardo, Ricardo; Barros, Higino
Fonte: O Globo, 05/01/2008, O País, p. 5

Em reportagem, ex-ministro acusa partido de uso de caixa 2.

SÃO PAULO e PORTO ALEGRE. A entrevista do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu à revista "Piauí" que chegou às bancas anteontem reavivou a disputa interna no PT. No dia 14, a executiva do PT do Rio Grande do Sul, dominada pelo grupo Mensagem ao Partido, se reunirá para avaliar a declaração atribuída a Dirceu de que a sede do PT gaúcho foi construída com dinheiro de caixa dois. Embora Dirceu tenha dado entrevistas ontem a duas rádios de Porto Alegre e divulgado uma nota explicando a declaração, alguns dirigentes defendem que o caso seja encaminhado à Comissão de Ética do partido.

- Pessoalmente, não tomarei nenhuma atitude. Mas o caso estará na pauta da executiva estadual e o conjunto do partido é quem vai decidir se caberá tomarmos alguma medida disciplinar- disse o deputado estadual Raul Pont.

Segundo a revista, Dirceu teria dito que a construção da sede do PT em Porto Alegre "foi feita só com dinheiro de caixa dois. Era com mala de dinheiro". Para dirigentes ligados à Mensagem, Dirceu pode ser enquadrado no inciso 15 do artigo 209 do estatuto do PT, que considera infração ética e disciplinar "a formulação de denúncias infundadas contra outros filiados do partido". As penas vão da advertência à expulsão do partido.

Olívio Dutra recebeu telefonema de desculpas

Para integrantes da Mensagem, a acusação tinha como alvo o ministro da Justiça, Tarso Genro, líder da corrente, gaúcho e desafeto do ex-ministro. O encaminhamento do caso à Comissão, contudo, precisa ser aprovado pela executiva nacional, onde Dirceu tem aliados.

- O diretório nacional se reunirá só nos 25 e 26 e, portanto, terá tempo suficiente para analisar a questão - disse Pont.

A compra da sede estadual do PT foi alvo de investigação em CPI na Assembléia Legislativa, em 2001. O PT foi acusado de burlar a lei eleitoral para receber doações. Em 2002, o Ministério Público indiciou 11 dos 46 acusados na CPI , todos, posteriormente, absolvidos por falta de provas. Em Brasília, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também inocentou o então governador Olívio Dutra.

Segundo Pont, a sede foi paga em prestações, que são verificáveis e que não sabe qual sua motivação para fazer denúncias:

- É lamentável que uma pessoa tenha um processo de degeneração tão rápido e tão grande como ele vem vivendo.

O atual presidente estadual do PT, Olívio Dutra, governador do estado à época da compra da sede do partido, disse que recebeu um telefonema de Dirceu, na madrugada de ontem, com pedidos de desculpas:

- Ele alegou que foi mal interpretado, que não queria provocar confusão e que mandaria uma carta à revista, esclarecendo suas palavras. É evidente que o PT aceita seu pedido de desculpas.

A repórter de "Piauí" Daniela Pinheiro passou vários dias ao lado do ex-ministro e viajou com ele para Portugal, Espanha e República Dominicana. O resultado é um perfil de 11 páginas rico em detalhes sobre suas atividades profissionais e o estilo de vida milionário, além de ataques.

Sobre a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), Dirceu diz: "ela votou contra a cassação do Luiz Estevão. Votou mesmo e por motivos impublicáveis". A senadora disse que vai processá-lo. Em nota, o PSOL chamou Dirceu de lobista, "desvairado em surto psicótico", e lançou suspeitas sobre a atuação do ex-ministro durante a ditadura militar ao chamá-lo de "guerrilheiro que nunca fez guerrilha, e que se notabilizou por ter sido o único membro de sua organização, entre todos os que retornaram da clandestinidade, a sobreviver à repressão da ditadura".

Ontem, Dirceu divulgou nota na qual contesta pontos da reportagem: "Não fiz acusações relacionadas à compra da sede do PT em Porto Alegre. Limitei-me a repetir que ocorreram denúncias de que o prédio fora comprado com recursos ilegais e que a oposição falou em "sacos de dinheiro" (...) A direção nacional não os prejulgou não só pela solidariedade partidária, como pelo respeito ao direito sagrado à presunção da inocência (...) Quando acusado, não recebi o mesmo tratamento de alguns dirigentes do PT gaúcho".

Dirceu esclarece uma citação ao filho do presidente, Fábio Luiz, o Lulinha, dono da Gamecorp. Segundo "Piauí", Dirceu teria relatado um episódio no qual Lulinha, em uma reportagem, teria inventado frases suas. O ex-ministro foi se queixar a Lula, que teria respondido: "Você vai ficar enchendo meu saco por causa do Lulinha, Zé Dirceu?".

O ex-ministro disse que não se referia ao filho do presidente mas ao jornalista Luiz Costa Pinto, ex-assessor de João Paulo Cunha na presidência da Câmara, cujo apelido é Lula. O jornalista Marcos Sá Corrêa, editor de "Piauí", disse que a revista vai apurar possíveis erros, mas defendeu a reportagem:

- Não faria sentido Dirceu procurar Lula para se queixar se não se tratasse do filho do presidente. A revista mantém as frases do jeito que foram publicadas. Segundo a repórter, o teor era ainda mais duro.