Título: Exército retoma obras no Rio São Francisco
Autor: Taves, Rodrigo França
Fonte: O Globo, 05/01/2008, O País, p. 8

Militares voltam às escavações nesta segunda-feira, 15 dias após o fim da greve de fome de Dom Luiz Cappio.

Duas semanas após o fim da greve de fome do bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, o Exército retoma nesta segunda-feira as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, em Pernambuco. Os quase 300 militares dos batalhões de engenharia de Teresina e Picos (PI), que tinham sido liberados para passar o fim de ano em casa, se reapresentaram e foram levados aos canteiros de obras em Cabrobó e Floresta, em Pernambuco, onde estão sendo construídos os primeiros trechos.

Ontem, os militares levavam tratores e escavadeiras aos canteiros de obras. A ordem é que tudo esteja pronto para o reinício das escavações. Há duas semanas, um dia antes de o bispo encerrar a greve de fome, o Supremo Tribunal Federal havia derrubado a liminar que determinava a paralisação da obra.

O 2º Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina, é responsável pelo início da construção do eixo norte do canal de transposição, em Cabrobó. Os militares vão reiniciar a construção da Barragem de Tucutu e de um trecho de 2.080 metros de canal, do São Francisco até perto da barragem. Empreiteiras privadas farão o restante. As licitações foram divididas em 14 lotes, e, em dezembro, o Ministério da Integração Nacional informou que o consórcio Águas de São Francisco ganhou a concorrência do primeiro lote.

Em Floresta, o 3º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Picos (PI), está reiniciando as obras no eixo leste. Estão sendo construídos 5.825 metros de canal, a partir da represa de Itaparica, no São Francisco, e a barragem de Areias. Ontem, militares informaram que mais de 90% do efetivo já retornou às cidades pernambucanas onde ficam os canteiros de obra.

Dom Cappio ficou 24 horas internado em Petrolina (PE), entre 19 e 20 de dezembro, após 24 dias em greve de fome contra a transposição. Para ele, as obras vão beneficiar apenas grandes produtores rurais que receberão projetos de irrigação, e não chegarão aos sertanejos mais prejudicados pela seca. Dois dias após deixar o hospital, indignado com a retomada das obras, disse:

- Lula morreu. Estamos no governo Inácio da Silva.