Título: Chávez festeja criança livre
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2008, O Mundo, p. 22

CARACAS. Hugo Chávez comemorou ontem, em seu programa de televisão "Aló presidente", o fato de Emmanuel, o filho de 3 anos da refém das Farc Clara Rojas, estar livre.

- As Farc emitiram um comunicado, dando sua versão dos fatos. Mais importante do que qualquer versão, enfoque ou diatribe política, o mais bonito e importante é que Emmanuel está livre - disse o presidente venezuelano.

Chávez se referia ao comunicado das Farc, sexta-feira, que reconheceu que Emmanuel não estava em seu poder. A nota do grupo guerrilheiro foi divulgada, como textos anteriores, pela Agência Bolivariana de Notícias, do Estado venezuelano.

As declarações de Chávez foram feitas apenas dois dias depois de a Chancelaria venezuelana pedir explicações à Colômbia sobre o que aconteceu com Emmanuel "nas últimas semanas". Ontem, o ministro do Exterior colombiano, Fernando Araújo, disse que o governo da Venezuela está pedindo informações no lugar errado:

- Estão olhando para o lado errado. O procedimento do governo colombiano tem sido transparente, os fatos mostram isso. Eles deveriam pedir explicações às Farc, que os enganaram e ofereceram a libertação de seqüestrados e não cumpriram.

Ontem, até mesmo a senadora colombiana Piedad Córdoba, que liderou a mediação ao lado de Chávez, afirmou que ela e o venezuelano tinham feito papel "de idiotas". Chávez chegou a chamar a missão de resgate, que envolveu a Cruz Vermelha e representantes de nove países, de Operação Emmanuel.