Título: Em Brasília, população faz filas para se vacinar
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 09/01/2008, O País, p. 4

Segundo Secretaria de Saúde, medo faz com que pessoas já imunizadas voltem aos postos

BRASÍLIA. O risco de contaminação por febre amarela levou milhares de moradores de Brasília, Goiás e de outros estados aos postos de vacinação. No Distrito Federal, longas filas se formaram em diversos bairros e cidades-satélites. Nos últimos três dias, cerca de 80 mil pessoas têm sido vacinadas diariamente contra a doença.

Apesar de a Secretaria de Saúde do Distrito Federal assegurar que há estoque suficiente, alguns problemas, de burocracia, ocorreram ontem no momento da vacinação. Na hora do almoço e também no fim do expediente, funcionários de alguns postos paravam de trabalhar e iam embora. A partir de um certo horário, os servidores distribuíam senha para as pessoas que estavam na fila e depois não atendiam a mais ninguém.

Para contornar essa situação, o governo local determinou que, a partir de hoje, todos os Centros de Saúde irão funcionar das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Em janeiro, todos os pontos de vacinação abrirão inclusive nos fins de semana.

O secretário-adjunto de Saúde do Distrito Federal, Jair Iamamoto, disse que muitas pessoas que já foram vacinadas, com receio, procuram os postos.

-- Não há perigo e nem problema, mas é praticamente inútil já que a pessoa está vacinada. Os anticorpos que protegem da febre amarela já estão lá - explicou Iamamoto.

O subsecretário afirmou ainda que a pessoa deve procurar o posto para ser revacinada quando faltarem a partir de quatro meses para vencer os dez anos de cobertura da vacina. Iamamoto afirmou que quase 260 mil pessoas já foram vacinadas no Distrito Federal desde o início dessa crise da febre amarela.

Iamamoto afirmou que cerca de 10% da população local não haviam tomado a vacina ainda. Segundo o subsecretário, a grande maioria da população brasiliense está imunizada. Em 2000, um quadro epidemiológico semelhante levou milhares de pessoas aos postos de saúde.