Título: STF dá 10 dias para Lula explicar pacote
Autor: Gois, Chico de; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/01/2008, O País, p. 5

PSDB apresenta projeto para anular aumento do IOF, e Guerra chama medidas de "deboche"

BRASÍLIA. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, adotou um procedimento abreviado para análise da ação do DEM contra o decreto presidencial que aumentou a alíquota da Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e estabeleceu prazo de dez dias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar informações sobre o assunto. Ela alegou "inegável relevância da matéria" e seu "especial significado para a ordem social e a segurança jurídica". Ontem, seguindo os passos do DEM, o PSDB apresentou dois projetos de decreto legislativo propondo a suspensão do aumento do IOF.

Senador critica decisão de acelerar nomeações

Para suspender o decreto presidencial, o decreto legislativo precisa ser aprovado na Câmara e no Senado. Os tucanos, cientes da dificuldade de derrotar o governo na Câmara, decidiram reforçar o discurso crítico contra o governo. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), condenou a decisão do Planalto de acelerar as nomeações políticas como forma de acalmar a base aliada e classificou de "deboche" o aumento de impostos na virada do ano.

- Não é dando cargos, favores ou liberando emendas, como ficou provado na época do mensalão, que faremos com que o Brasil vá para frente. Não dá para sustentar a maioria do governo na base do toma-lá-dá-cá. O governo precisa sentar com responsabilidade com a oposição. Usar o rolo compressor aqui, no Senado, não tem futuro - disse o tucano, que lançou dúvidas sobre a abrangência do PAC: - Agora, tudo virou PAC. Isso se banalizou, essa festa tem que acabar.

Guerra contestou ainda a necessidade de compensar a perda de R$40 bilhões, afirmando que o governo já sabe que terá recorde na arrecadação:

- O presidente Lula disse com muita clareza que não iria aumentar impostos e depois o Mantega diz que a palavra era para dezembro e não janeiro. Não tem presidente que fale por 15 dias. É um deboche. Estão usando os números como disfarce. Querem é aumentar a carga tributária.