Título: Família afirma que técnico em informática foi infectado por mosquito em Brasília
Autor: Éboli, Evandro; Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 10/01/2008, O País, p. 3

De acordo com parentes, rapaz apresentava sintomas antes de viajar para Pirenópolis.

BRASÍLIA e GOIÂNIA. A família de Graco Abubakir aumentou ontem a polêmica sobre se os casos registrados até agora são de febre amarela silvestre ou urbana. Os parentes levantaram a suspeita de que o técnico em informática tenha sido infectado na área urbana de Brasília. A família contesta a versão do governo do Distrito Federal e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para quem Abubakir teria contraído a febre silvestre em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás.

- A gente tem quase certeza de que ele foi picado antes de viajar - disse Caio Abubakir, irmão da vítima, durante o enterro, ontem, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília, com a presença de cerca de 150 pessoas.

O diretor de Vigilância Ambiental do DF, Mozart José da Silva, informou que uma equipe de agentes vai hoje à casa da vítima para coletar mosquitos e examinar a possibilidade de que o vírus tenha chegado à cidade. Como o vírus leva de três a sete dias para se manifestar, a família de Abubakir acredita que ele tenha se infectado antes de viajar para a cidade goiana, onde passou o réveillon.

Outro irmão, Tarso Abubakir, afirmou que o técnico em informática deixou Brasília cansado e abatido, o que seria mais um sinal do possível contágio no DF. Ele acusou as autoridades de se precipitarem ao atribuir a doença à viagem. Abubakir morava numa chácara no Lago Norte, bairro nobre da capital. O terreno é cercado por árvores, e a vítima costumava alimentar micos que circulam pelo jardim. Desde o fim de dezembro, 55 macacos foram encontrados mortos no DF.

As autoridades alegam que a doença só é transmitida no país pelo mosquito silvestre Haemagogus - e não pelo Aedes aegypti, que circula em áreas urbanas e só pica humanos. No entanto, o epidemiologista Pedro Tauil, da Universidade de Brasília (Unb), confirmou que o contágio pode ter ocorrido no DF:

- É possível que ele tenha sido infectado em Brasília, já que morava numa área com muitas árvores e macacos. Só teremos certeza com o estudo dos mosquitos que circulam lá.

O professor teme uma guerra de versões entre autoridades:

- Existem fatores políticos nisso. A confirmação da doença pode prejudicar Pirenópolis ou Brasília.

Temporão se disse convicto de que Abubakir contraiu a doença em Pirenópolis, caso tenha mesmo morrido de febre amarela. Ele afirmou que a vítima passou tempo suficiente para desenvolver a doença na cidade goiana, onde freqüentou trilhas e cachoeiras.

- Eu mesmo já estive em Pirenópolis e todos que visitam a cidade tomam banho nas cachoeiras.

Em Tocantins, um paciente com sintomas de febre amarela está hospitalizado desde terça-feira. Caio Panella Adaine, de 33 anos, mora em São Paulo, e disse que antes de chegar a Tocantins visitou a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a região do Jalapão, no Tocantins. Ela já chegou a Palmas com febre e náuseas.