Título: Lula pressiona Lupi a deixar presidência do PDT
Autor:
Fonte: O Globo, 10/01/2008, O País, p. 8

Presidente enviou ao ministro ofício da Comissão de Ética pedindo seu afastamento do partido

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou em cima da hora a audiência que teria ontem com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, cuja demissão foi sugerida pela Comissão de Ética Pública, que considera incompatível o acúmulo dos cargos de ministro e presidente do PDT. Também ontem Lula enviou a Lupi o ofício em que a comissão sugere a sua demissão e pediu esclarecimentos sobre a situação. Lula deve negociar com Lupi seu afastamento da presidência do PDT.

Segundo o Ministério do Trabalho e o Palácio do Planalto, a reunião foi adiada por questões burocráticas e será remarcada para a próxima semana. Embora a situação de Lupi gere controvérsias no governo, o presidente já fez chegar recados ao ministro, sugerindo-lhe que peça licença da presidência do PDT.

Para não comprar uma briga política com o partido de Lupi nem desprestigiar a Comissão de Ética, o presidente vai protelar a decisão. Lula só deve se manifestar depois que a Advocacia Geral da União (AGU) der parecer definitivo sobre a legalidade do acúmulo dos dois cargos, no final deste mês. Em parecer preliminar, a AGU indicou que não há impedimento legal no exercício cumulativo das duas funções.