Título: Picciani assume governo e primeira tarefa é inaugurar uma delegacia
Autor: Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 10/01/2008, Rio, p. 13

Cabral e seu vice viajam para a Suíça e só devem voltar na segunda-feira.

Sérgio Cabral passou ontem à tarde, em seu gabinete no Palácio Guanabara, o cargo de governador ao presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), que exercerá a função, pela primeira vez, até a próxima segunda-feira. Picciani foi citado na reportagem "Os homens de bens da Alerj", publicada pelo GLOBO em 2004, que revelou um aumento de mais de 100% no patrimônio, de 1996 a 2001, de 27 deputados do Rio. Em fevereiro do ano passado, o deputado obteve uma decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a interrupção de uma investigação sobre ele na Polícia Federal, até que fosse concluído um processo administrativo contra o parlamentar na Receita Federal. O inquérito da PF fora iniciado a pedido da Procuradoria Geral da República na 2ª Região, que encontrou indícios de crimes contra a ordem financeira e de lavagem de dinheiro ao analisar suas declarações de renda.

Em sua primeira tarefa oficial como governador em exercício, Picciani inaugura hoje, às 11h, uma delegacia legal em Rio das Ostras.

Na Suíça, a candidatura do Rio a sede das Olimpíadas

Desde que Cabral foi eleito, esta é a primeira vez que o cargo de governador é passado para o presidente da Alerj. Tanto Cabral como o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, viajaram ontem para Lausanne, na Suíça. Eles participarão da cerimônia na qual o Rio de Janeiro oficializará sua candidatura a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Em nota distribuída à imprensa, que não pôde acompanhar a passagem de cargo, Cabral elogiou Picciani: "É uma honra receber, nesta transmissão de cargo, não o presidente da Alerj, mas o amigo e companheiro da vida inteira, o político Jorge Picciani. Tenho certeza de que o estado estará em boas mãos". Brincando, o governador disse que tirou Picciani da Alerj justamente no recesso parlamentar.

Picciani agradeceu a confiança do governador e prometeu exercer a nova função "com discrição, da melhor forma possível". Durante assinatura da passagem de cargo, que será publicada hoje no Diário Oficial, estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, a primeira-dama, Adriana Ancelmo Cabral, e a mulher de Picciani, Márcia, entre outros. Na Alerj, o primeiro vice-presidente, deputado Coronel Jairo (PSC), assumirá a presidência da Casa no mesmo período em que Picciani estiver no lugar de Sérgio Cabral.

Além de deputado, Picciani é criador de gado. De acordo com relatório da Procuradoria da República, seu patrimônio teve um aumento, em dez anos a partir de 1994, equivalente a 1.065%. Em apenas um dia, em 2003, ele faturou R$938 mil com a venda de embriões e sêmen bovino no leilão Ópera & Bilara, no Copacabana Palace.