Título: Inflação anula ganhos da poupança em 2007
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 10/01/2008, Economia, p. 24

Descontado o IGP-DI, fundos de investimentos têm pior ano desde 2004. Aplicações em ações renderam mais

A inflação de 7,89% registrada pelo IGP-DI em 2007 retirou boa parte dos ganhos de muitas aplicações financeiras. No caso da caderneta de poupança, os ganhos foram praticamente anulados: descontada a inflação, sobrou apenas 0,41% de rentabilidade real no ano, dos 8,33% brutos. Além disso, os fundos de investimento - com exceção de ações - tiveram o pior desempenho real desde 2004.

No caso dos fundos DI, apesar do ganho teórico acumulado de 11,82%, descontada a inflação pelo IGP-DI, a rentabilidade de 2007 ficou limitada a 3,64%. O mesmo aconteceu com os fundos de curto prazo, multimercados e de renda fixa. Estes últimos ficariam com 4,05% de rentabilidade média real, se descontado o IGP-DI.

Fundos de ações tiveram o melhor desempenho

Os únicos investimentos que tiveram expressivas rentabilidades de 2003 a 2007, mesmo após o desconto da inflação, foram os ligados ao mercado de ações. Os fundos de privatização da Vale e da Petrobras acumularam ganhos médios reais de 71,01% em 2007. Os demais fundos de ações acumularam rentabilidade real de 33,54%.

Segundo especialistas, no entanto, nem mesmo com ações é possível estar 100% protegido da inflação, pois empresas também sofrem com a perda de valor da moeda.

- Não tem investimento que elimine a inflação. Para quem investe em ações diretamente, determinados setores ou empresas têm insumos ou contratos de dívida indexados de alguma maneira ao IGP-DI, e poderão ter aumento mais expressivo de custos, e diminuição de lucros - avalia Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec.

Ele lembra, ainda, que o IGP-DI é o mais pressionado entre os índices de inflação. De fato, o IPCA, que baliza as metas de inflação do governo, para 2007 é projetado em 4,39% pelo mercado, de acordo com o último Boletim Focus, do Banco Central (BC). O IPCA fechado deve ser divulgado amanhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Braga diz que o cenário para as aplicações financeiras não se altera para 2008, mesmo que a inflação continue pressionando. Ele lembra que as altas de preços ainda estão concentradas nos alimentos da cesta básica.

O administrador de investimentos Fábio Colombo alerta que não é por a inflação estar em alta que o investidor deve passar a se arriscar mais, se este não for o seu perfil.

- Se o mercado (de ações) cair, mesmo um fundo DI ou de renda fixa não rendendo tanto, é menos pior do que estar num fundo de ações. As pessoas acham que as ações só sobem - diz o especialista.

Ele lembra que, para quem quer se proteger, é possível comprar títulos do governo corrigidos pela inflação, as Notas do Tesouro Nacional da série B (NTNs-B), corrigidas pelo IPCA e acrescidas de juros.