Título: Operação de resgate de reféns recomeça hoje
Autor:
Fonte: O Globo, 10/01/2008, O Mundo, p. 30

Guerrilha passa a Chávez coordenadas para entrega de Clara e Consuelo e governo da Colômbia autoriza missão

CARACAS e BOGOTÁ. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregaram às autoridades venezuelanas as coordenadas do local onde pretendem libertar as reféns Clara Rojas e Consuelo González, que haviam prometido soltar no fim do ano passado, revelou ontem o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ao anunciar a notícia, Chávez disse esperar que hoje seja "o grande dia" e que aguardava apenas a permissão colombiana para enviar helicópteros ao local - autorização que chegou pouco depois.

- Recebemos das Farc, agora sim, as coordenadas nas montanhas da Colômbia onde estão Clara e Consuelo, porque graças a Deus Emmanuel (filho de Clara) está bem, em Bogotá - disse Chávez, em cadeia nacional. - Oxalá amanhã (hoje), na primeira hora, os helicópteros venezuelanos saiam até (o departamento de) Guaviare para buscar estas duas colombianas.

Pouco depois, o alto comissário para a Paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo, informou que o governo havia autorizado uma nova operação venezuelana com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), embora desta vez sem a participação dos observadores de sete países - entre eles o Brasil.

- Estamos dando todas as garantias e confiamos que muito rapidamente sejam postos em liberdade - disse Restrepo.

Segundo a Cruz Vermelha, a operação começa hoje cedo, mas não é possível garantir que a libertação ocorra no mesmo dia. O departamento de Guavire é uma zona de selva de 53 mil quilômetros quadrados no sudeste da Colômbia e que não faz fronteira com a Venezuela.

Homem pode estar com outros "filhos das Farc"

Esta é a segunda vez que Bogotá autoriza uma missão humanitária. As Farc haviam prometido entregar as duas reféns mais Emmanuel, filho de Clara com um guerrilheiro, em meados de dezembro a Chávez, mas suspendeu a liberação alegando ações militares na região. No entanto, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, negou essa versão e anunciou que as Farc já não tinham mais o menino, que está com o serviço social.

Fontes na Procuradoria colombiana revelaram ontem que o teste de DNA realizado num laboratório espanhol comprovou que o menino sob proteção do serviço social é mesmo Emmanuel, filho da ex-candidata à vice-presidente na chapa de Ingrid Betancourt, seqüestrada em 2002.

O resultado do teste feito em Santiago de Compostela ratificou um exame similar realizado na Colômbia, mostrando um alto grau de compatibilidade entre o menino registrado como Juan David Gómez Tapiero e Clara González Rojas, mãe da refém.

- As provas genéticas deram 99,9% de fidelidade, o que demonstra que Juan David é filho de Clara Rojas - disse uma fonte da Procuradoria.

O resultado oficial deverá ser conhecido hoje ou amanhã. Com ele, a família de Clara poderá pedir a guarda da criança, assim como a família do guerrilheiro conhecido como Rigo.

O menino foi levado em 2005 a um hospital no povoado de El Retorno, em Guavire, por José Crisanto Gómez, que se apresentou como tio-avô. Devido ao delicado estado de saúde e ao abandono, ele acabou encaminhado ao Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF).

A Procuradoria colombiana investiga agora se outras cinco crianças que estão com Gómez, o homem a quem as Farc entregaram Emmanuel, são mesmo seus filhos, revelou o jornal "El Tiempo". Embora ele permaneça sob proteção policial, as autoridades não descartam que a guerrilha tenha lhe entregado outras crianças para que cuidasse.

As crianças, que também serão submetidas a exames de DNA, poderiam ser filhas de membros da guerrilha. As autoridades querem ainda descobrir se elas podem ter sido seqüestradas ou se Gómez fazia parte de algum núcleo das Farc.