Título: Nomeação desencadeia mudanças em três diretorias da Petrobras
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 11/01/2008, O País, p. 3

Trocas vão ocorrer nas áreas de Abastecimento, Exploração e Produção e Internacional.

A nomeação de Edison Lobão (PMDB (MA) como ministro de Minas e Energia, que pode ser oficializada no próximo dia 17, vai desencadear mudanças nas diretorias das principais estatais do setor de energia, como Petrobras, Eletrobrás e Furnas. Segundo uma fonte próxima ao Palácio do Planalto, já está certo que serão feitas mudanças em três diretorias da Petrobras, como vinha sendo negociado desde setembro do ano passado entre o PMDB e o governo Lula.

As mudanças vão acontecer em três importantes diretorias: a de Abastecimento, de Exploração e Produção e da Área Internacional. Segundo a mesma fonte, o atual diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, que conta com o apoio de vários partidos, como PT e PMDB, e do próprio presidente Lula, vai assumir a diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, ocupada por Guilherme Estrella.

O funcionário da Petrobras Alan Kardec vai assumir a Diretoria de Abastecimento. Kardec trabalhava na diretoria junto com Paulo Roberto. No ano passado justamente em função da disputa de cargos na diretoria da Petrobras, Kardec acabou se desentendendo com Paulo Roberto. O clima entre os dois executivos ficou tão tenso que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afastou Kardec da diretoria e o nomeou seu assessor especial. Segundo a fonte, Alan Kardec contaria também com o apoio de vários partidos, como PMDB e PCdoB.

A nomeação mais importante na diretoria da Petrobras conseguida pelo PMDB teria sido para a Área Internacional, hoje ocupada por Nestor Cerveró. Para o seu lugar deverá ser nomeado José Zelada, funcionário da Petrobras que já atua na área internacional.

Com as mudanças o PMDB ficaria satisfeito em suas exigências por cargos na Petrobras. O PMDB critica o PT por ter praticamente todas as diretorias da estatal. O presidente da Petrobras é uma cota do presidente Lula e, logo, do PT. Por sua vez, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, conseguiu levar Maria das Graças Foster para a Petrobras, em setembro, para ocupar a Diretoria de Gás e Energia, em substituição a Ildo Sauer. Outro diretor que seria da cota do PT é Renato Duque, da área de Engenharia.