Título: Márcio Fortes: o homem do PAC na Esplanada
Autor: Oliveira, Eliane; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 13/01/2008, O País, p. 8

Ministro das Cidades é chamado de ouvidor do governo e recebe pedidos e reclamações de todo o país

BRASÍLIA. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, tornou-se uma espécie de ouvidor informal do governo, ao tornar público o número de seu telefone celular e, mais recentemente, o e-mail (61- 99945527 e marcio.fortes@cidades.gov.br). Recebe elogios, reclamações e pedidos de todo o país. Já ajudou um rapaz do Rio a entrar na Aeronáutica, e recebeu em seu gabinete um cidadão cearense, que foi a Brasília de bicicleta, alegando ter dificuldades para se inscrever em algum programa de habitação de seu estado.

- Procuro encaminhar os problemas dentro do governo federal ou nas próprias prefeituras. Recebo dezenas de mensagens e telefonemas por dia e procuro sempre retornar a todos eles - conta Fortes, que na época do apagão aéreo teve seu telefone e caixa de email abarrotados de desabafos de brasileiros.

No segundo escalão da Esplanada desde o início dos anos 90, quando foi secretário-executivo de três pastas - Minas e Energia, Agricultura e Desenvolvimento - o advogado e diplomata Márcio Fortes de Almeida chegou a titular do Ministério das Cidades em julho de 2005 e hoje é um dos homens fortes de Brasília. Tem praticamente todo o seu orçamento atrelado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que teoricamente o deixa livre da tesoura da área econômica. No Planalto, além de contar com o apoio da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Fortes caiu nas graças do presidente Lula, a quem conheceu pessoalmente em dezembro de 2002, quando foi escolhido o segundo homem do Ministério do Desenvolvimento, cujo titular era Luiz Fernando Furlan. Lula costuma classificar Fortes como um técnico ágil e competente e uma pessoa agradável.