Título: Alencar: determinação para manter alto-astral
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 13/01/2008, O País, p. 9

Apesar da cirurgia recente e da quimioterapia, vice não se deixa abater e assumirá a Presidência por dois dias.

BRASÍLIA. Uma semana depois de deixar o Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu a sessões de quimioterapia para combater um câncer na região abdominal, José Alencar assumirá a Presidência da República por dois dias, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Cuba e Guatemala. Sempre bem-humorado e de alto-astral, Alencar não se deixa abater pela doença nem pelo tratamento.

Ao longo da semana, ele reproduziu em conversas e encontros o estilo calmo e sereno mostrado na televisão domingo passado, quando se dirigiu aos jornalistas ao final da entrevista à saída do hospital: "Rezem por mim, porque o negócio está feio".

Despachou normalmente no seu gabinete, no anexo do Palácio do Planalto. Esteve com Lula por duas horas e participou da reunião de coordenação que debateu o sistema energético brasileiro, durante três horas. E pretende manter o ritmo esta semana.

Assessores de Lula se surpreenderam com a disposição de Alencar, que chegou na terça-feira ao gabinete do presidente rindo e contando histórias. Segundo políticos e assessores que têm conversado com Alencar, o vice não foge de abordagens sobre seu estado de saúde, mas não faz disso o principal assunto da sua rotina. Ao contrário, faz questão de discutir os temas em destaque no país, especialmente os econômicos, mas também está preocupado com as eleições municipais.

- Ele mantém uma inflexível determinação de lutar pelos ideais deste país - disse o amigo e aliado, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Esta é a terceira vez que Alencar se submete a um tratamento de câncer na região abdominal desde 2006. No início da campanha à reeleição, ele foi operado de um tumor na região abdominal. Ao deixar o hospital, um de seus primeiros atos foi visitar o comitê de campanha do petista Aloizio Mercadante, que disputava o governo de São Paulo.

Em novembro, ele foi operado no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York para retirada de outro tumor no peritônio (membrana que cobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos). No dia 30 de outubro de 2007, ele se submeteu a nova cirurgia na mesma região.